Os dois principais sistemas nervosos do corpo são os sistemas central e periférico. Distúrbios do sistema nervoso periférico incluem todas as vias nervosas fora do cérebro e da medula espinhal. Os sintomas da doença incluem fraqueza muscular, paralisia e disfunção sensorial. Causas para danos nos nervos periféricos incluem genética, infecções, trauma e distúrbios auto-imunes.
Doença de Charcot-Marie-Tooth
Doença de Charcot-Marie-Tooth, ou CMT, é um grupo de distúrbios genéticos do sistema nervoso periférico. O Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame relata que a CMT afeta cerca de uma em cada 2.500 pessoas nos Estados Unidos. A CMT, também conhecida como neuropatia motora e sensitiva hereditária, afeta os nervos periféricos, com sintomas como queda do pé ou outras deformidades do pé, incluindo arcos elevados. A fraqueza pode afetar o tônus muscular na parte inferior das pernas e nas mãos. A degeneração do nervo leva à redução da sensação de calor e frio ou na consciência da dor. O tratamento consiste em fisioterapia, terapia ocupacional e dispositivos auxiliares, conforme necessário.
Neuropatia diabética
A neuropatia diabética é uma doença do sistema nervoso periférico comumente relatada que resulta como uma complicação do diabetes. Até 50% dos diabéticos desenvolvem danos nos nervos ou neuropatia. Níveis elevados de glicose no sangue e uma diminuição no fluxo sanguíneo causam lesões nervosas, de acordo com o MedlinePlus. Áreas afetadas incluem as pernas e braços, com sintomas como cãibras musculares, fraqueza, dormência, formigamento nos pés e insensibilidade ao calor ou ao frio. Outros sintomas que se manifestam com a neuropatia diabética incluem a perda do controle da bexiga, alterações na visão, tontura e queda das pálpebras, face ou boca. A fim de retardar a progressão ou reduzir a extensão dos danos ao sistema nervoso periférico, o nível de glicose no sangue deve ser controlado por meio de monitoramento frequente e medicações prescritas.
Síndrome de Guillain-Barré
Síndrome de Guillain-Barr é uma doença auto-imune grave que leva a danos nos nervos periféricos. A doença faz com que o sistema imunológico ataque a si mesmo e isso leva à inflamação dos nervos. A inflamação do nervo causa fraqueza nos músculos das pernas e braços. Além disso, os músculos usados para respirar ficam fracos. Dormência e movimentos descoordenados se manifestam quando o dano do nervo se espalha. Sintomas como dificuldade para respirar ou engolir requerem atenção médica imediata. O tratamento inclui cuidados de suporte para dificuldades respiratórias e fisioterapia. Outras opções incluem plasmaférese para remover anticorpos do sangue ou imunoglobulinas para bloquear anticorpos causadores de inflamação. O tempo de recuperação varia de semanas a anos.
, , ] ]