O corpo de uma mulher sofre muitas mudanças dramáticas ao longo da gravidez, algumas das quais podem provocar efeitos colaterais desagradáveis. O desconforto articular é um sintoma comum que pode resultar de qualquer combinação de alterações na circulação, postura, fluidos corporais e pressão uterina. Medidas comuns de autocuidado podem proporcionar algum alívio às mulheres que sofrem dores nas articulações durante a gravidez.
Inchaço comum
O inchaço das articulações na gravidez, também chamado de edema, resulta muitas vezes da pressão exercida pelo útero em crescimento. vasos sanguíneos, o que pode reduzir a circulação. Esse inchaço é típico na gravidez, particularmente nos pés e tornozelos. As mulheres podem controlar o edema, aliviando temporariamente o acúmulo de líquido nessas áreas articulares, elevando os pés quando estão sentados ou deitados, evitando cruzar as pernas e ficar de pé por longos períodos. Melhorar a circulação também pode aliviar o desconforto; andar depois de longos períodos de sessão, vestindo collants de apoio ou meias e evitando roupas restritivas podem ajudar.
Dor nas costas
Uma dor nas costas é um dos efeitos colaterais mais comuns da gravidez. Isso pode ser devido a mudanças na postura e na tensão das costas que o peso adicional da gravidez - em grande parte carregado na frente do corpo - pode trazer. Embora a dor nas costas grave não seja normal e deva ser relatada a um profissional de saúde, a dor lombar moderada pode ser minimizada usando as seguintes técnicas: • Mantenha uma boa postura e evite ficar em pé por longos períodos de tempo • Use sapatos de apoio e evite os saltos altos • Escolha as cadeiras que proporcionam um bom apoio para as costas • Evite levantar pesos e flexões profundas • Durma num colchão firme e evite dormir nas costas • Aplique uma almofada de aquecimento a um nível baixo, uma garrafa de água quente ou compressa fria na área dolorida • Massageie suavemente a parte inferior das costas. • Considerar exercícios para ajudar a sua postura e fortalecer suas costas
Dor ou uma sensação de queimação nas mãos podem ser sintomas da síndrome do túnel do carpo, uma afecção comum das mulheres durante a gravidez. Síndrome do túnel do carpo também pode aparecer como dormência, formigamento ou fraqueza nas mãos; em mulheres grávidas, a condição freqüentemente afeta ambas as mãos e aparece com mais frequência no segundo e terceiro trimestres. Os sintomas da síndrome do túnel do carpo podem ser diminuídos pela aplicação de compressas frias ou calor nos pulsos, esfregando ou agitando os punhos, ou usando uma tala durante atividades que agravam a condição, que quase sempre se resolve após o parto.>
Massagem pré-natal pode trazer alívio para as mulheres grávidas que sofrem de dor nas articulações. Além de aliviar a pressão nas articulações, as técnicas de massagem podem ajudar a reduzir o edema, a dor nas costas, a tensão muscular e as dores de cabeça, além de melhorar a circulação e aliviar o estresse. ser discutido com seu médico, assim como inchaço súbito e dramático das mãos ou pés, o que pode indicar uma condição chamada pré-eclâmpsia ou toxemia. Além disso, notifique o seu médico se tiver um inchaço maior em uma perna, especialmente se for acompanhado por dor na coxa ou na panturrilha.