A listeria monocytogenes, uma bactéria amplamente encontrada no ambiente, causa a listeriose da infecção. Nos Estados Unidos, cerca de 2.500 pessoas adoecem gravemente e cerca de 500 morrem a cada ano de listeriose. Mulheres grávidas têm 20 vezes mais chances de serem infectadas do que outros adultos saudáveis. Recém-nascidos e pessoas com sistemas imunológicos comprometidos também são suscetíveis à infecção. A causa mais comum de listeriose é comer alimentos contaminados com as bactérias.
Se uma mulher grávida tiver sido infectada com listeria, ela pode não apresentar nenhum sintoma e, portanto, pode até não saber. Outras vezes, a futura mãe pode apresentar sintomas semelhantes aos da gripe (febre, calafrios, dores no corpo), dor nas costas, dores de cabeça, diarréia, rigidez no pescoço, confusão e tontura. Se uma mulher grávida estiver infectada com listeria, ela pode afetar negativamente o bebê enquanto ainda está no útero ou logo após o nascimento.
Aborto espontâneo /natimorto
Se a infecção ocorrer no início da gravidez, ela pode criar uma infecção. aborto espontâneo, mesmo antes de a mulher saber que estava grávida. Se a infecção ocorre mais tarde na gravidez, pode resultar em um natimorto.
Infecção da placenta e /ou líquido amniótico
A placenta fornece nutrição e oxigênio para o feto. O líquido amniótico protege o feto da infecção. Se algum deles estiver infectado com listeria, não poderá fazer seu trabalho. O feto não receberá nutrição adequada ou oxigênio, impedindo o crescimento e desenvolvimento adequados. O feto também estará em risco de infecção.
Parto prematuro
Listeriose da placenta, líquido amniótico, ou feto pode resultar em parto prematuro (antes de 37 semanas). Bebês nascidos prematuramente correm risco de problemas respiratórios, problemas cardíacos, problemas intestinais e até morte.
Infecção do Feto ou Recém-nascido
Um bebê pode nascer com listeriose ou desenvolver a infecção alguns dias após o nascimento de uma exposição enquanto dentro do útero. Problemas de bebês com listeriose incluem infecção no sangue, dificuldade para respirar, febre, feridas na pele, lesões em múltiplos órgãos e meningite (uma infecção das membranas que cercam o cérebro). Estes bebés podem ter complicações a longo prazo ou morrer.
Precauções
A mulher grávida pode minimizar o risco de listeriose evitando os seguintes alimentos: peixe cru, marisco e produtos de peixe, carne crua e aves, cachorros-quentes , frios, vegetais crus e processados, queijos macios não pasteurizados, queijos de pasta azul, cabra não pasteurizada e leite de ovelha, salada de repolho, alimentos refrigerados feitos para reaquecimento. Ao reaquecer um alimento, ele deve ser reaquecido até que fique quente. Um simples exame de sangue pode determinar se a mãe tem a infecção.
, , ] ]