As alterações no corpo de uma mulher durante a gravidez podem criar muitas dores e sofrimentos. A dor no quadril é uma ocorrência comum, assim como a dor lombar. Embora possa não ser completamente evitado, é possível tratá-lo, permitindo às mulheres uma experiência de gravidez mais confortável.
Causas
Durante a gravidez, as mulheres experimentam alterações hormonais que ocorrem na preparação para o parto. O hormônio relaxina é liberado, o que afrouxa as articulações e os ligamentos, o que pode causar dor no quadril e outras dores. A doutora Jeannie A. Santoro, quiroprata na Pensilvânia, explica que os hormônios também podem causar inflamação e sensibilidade nas articulações. Conforme o bebê cresce e o peso extra é colocado na pélvis, a pelve pode se mover, o que causa dor. Mudanças na postura de uma mulher também podem contribuir para a dor no quadril, já que suas costas e músculos são puxados de uma maneira diferente para carregar o bebê. Isso sobrecarrega os músculos e faz com que a pelve se desvie do alinhamento.
Dor no quadril pode ocorrer em qualquer momento da gravidez, embora seja mais comum no segundo e terceiro trimestres. Relaxina é normalmente liberada nas maiores quantidades na segunda metade da gravidez. Algumas mulheres, no entanto, experimentam uma liberação mais imediata de relaxina durante o primeiro trimestre, o que pode causar dor no quadril, mesmo se o bebê não for grande o suficiente para pressionar qualquer articulação ou nervo.
Considerações
Dr. James W. Brann, do Women's Healthcare Topics, informa que algumas atividades e exercícios podem piorar a dor no quadril para aqueles que a experimentam. Andar por longos períodos de tempo e dobrar pode agravar a dor no quadril. As mulheres também podem achar que alguns exercícios, como subir escadas, usar uma máquina elíptica ou qualquer atividade que cause rápidas mudanças de direção, pioram a dor.
Tratamentos
Tratar a dor no quadril envolve aliviar os sintomas e corrigir o problema subjacente que causa a dor. Ajuste quiroprático, massagem pré-natal e fisioterapia podem proporcionar alívio da dor no quadril em alguns pacientes, observa Brann. Usar calor ou gelo pode ajudar a aliviar os sintomas, assim como elevar um pé em uma caixa ou outro objeto em pé, observa MayoClinic.com.
Dormir
Durante o sono, a pélvis não tem apoio, o que pode levar a dor no quadril, porque as mulheres grávidas estão restritas a dormir de um lado ou do outro. Possíveis soluções para aliviar a dor à noite incluem o uso de um travesseiro de corpo inteiro, colocado entre as pernas, sob a barriga e sob o braço. Isso ajuda a estabilizar a pelve e fornecer suporte. Se dormir é muito desconfortável, mesmo com um travesseiro de corpo, dormir em uma poltrona oferece alívio para algumas mulheres.