É comum que as mulheres experimentem hiperacidez durante a gravidez, de acordo com a American Pregnancy Association. Também conhecida como azia, indigestão ácida e distúrbio gastrointestinal, esta condição provoca uma sensação de queimação que começa na base do esterno e viaja até o topo da garganta. Mudanças físicas e hormonais durante a gravidez causam essa sensação de queimação, que normalmente ocorre após as refeições. Como a se desenvolve A placenta, que ajuda a nutrir um feto em crescimento, produz o hormônio progesterona para relaxar os músculos uterinos. durante o desenvolvimento de um bebê. Uma vez produzido, esse hormônio também relaxa os músculos e válvulas que mantêm o estômago separado do esôfago. Quando esses músculos começam a colapsar, os ácidos estomacais voltam para o esôfago, fazendo com que os sucos gástricos percorram a garganta. Esta cópia de segurança é o que causa a intensa sensação de queimação que muitas mulheres grávidas experimentam.
Hiperacidez durante toda a gravidez
Enquanto os músculos do útero e as válvulas do estômago estão em um estado relaxado, a hiperacidez provavelmente ocorrerá. Portanto, uma mulher pode ter azia intensa durante toda a gravidez. As mulheres que experimentam dor intensa no peito e desconforto podem consultar seu obstetra para indagar sobre o uso de antiácidos para aliviar os sintomas. Em casos leves a moderados, mudanças na dieta durante a gravidez podem diminuir a frequência e a intensidade do desconforto gastrointestinal.
Mudanças na dieta
Pode não ser possível eliminar a hiperacidez durante a gravidez; no entanto, as mulheres grávidas podem tomar medidas para minimizar o desconforto. Evite alimentos ricos em cafeína, como refrigerantes e chocolates, para reduzir o ácido gástrico. Eliminar carnes processadas, alimentos gordurosos e substâncias fritas de suas dietas. Fique longe de alimentos altamente ácidos, incluindo frutas cítricas, tomate e vinagre, que podem aumentar drasticamente o ácido do estômago.
Hábitos de dormir
Para evitar os sintomas de azia, pare de comer duas horas antes de dormir para ter tempo suficiente para comida para digerir. Durma com a cabeça e os ombros ligeiramente apoiados para evitar que os ácidos estomacais subam para a garganta durante o sono. Dormir em uma posição ligeiramente elevada também ajuda na digestão. Quando os ácidos estomacais permanecem no estômago, os alimentos se digerem mais rapidamente, o que minimiza a ocorrência de azia.