Causas
Como para pessoas não grávidas, a dor abdominal da constipação resulta da distensão do cólon e reto por gases aprisionados e fezes. Como os nervos que suprem o cólon entram na medula espinhal nos mesmos níveis que os nervos que suprem os músculos e a pele do abdome, os pacientes "sentem" a dor do cólon como dor abdominal inespecífica.
com dor abdominal causada por constipação, tipicamente descrevem-na como dor episódica leve a moderada, difusa, cólica. Em casos graves, a constipação pode causar dor que parece irradiar para as costas. A gravidez não altera as características da dor na constipação, por isso a dor que parece diferente da constipação habitual deve ser avaliada por um médico.
A Clínica Mayo reporta que a maioria dos medicamentos orais, vendidos sem prescrição médica Os laxantes são considerados seguros para mulheres grávidas, embora também seja importante ler e seguir as instruções da embalagem. Para mulheres grávidas que precisam de alívio mais rápido da dor abdominal do que as seis a oito horas necessárias para medicações orais, o bisacodil, um medicamento genérico de venda livre, pode produzir alívio com segurança em menos de cinco minutos para pacientes que tomam o medicamento. forma enema e 30 a 60 minutos para pacientes que tomam a droga como um supositório. Se os laxantes não funcionarem na primeira dose, as mulheres grávidas devem entrar em contato com seus médicos para aconselhamento antes de tomar novas medidas.
Prevenção
A maioria dos pacientes prefere evitar a constipação antes que ela surja. De acordo com a American Dietetic Association, aumentando gradualmente a ingestão de fibras sob a forma de suplementos de fibra sem receita; ingestão alimentar de grãos integrais, legumes, frutas e legumes; ou ambos podem ajudar. A fibra solúvel se liga à água, tornando as fezes mais macias, enquanto a fibra insolúvel acrescenta volume e acelera o trânsito pelo trato gastrointestinal.
Complicações
A constipação pode resultar em complicações como impactação fecal, distensão irreversível do cólon (conhecido como megacólon), hemorróidas e fissuras no tecido do ânus chamado fissuras. As mulheres grávidas enfrentam maiores riscos de complicações relacionadas à constipação devido ao aumento da pressão abdominal causada pelo aumento do útero, distensão das veias no cólon e reto causada pela obstrução do fluxo sangüíneo abaixo do útero e hormônios que reduzem as contrações musculares no intestino. br> , , ] ]