casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

O que é estreptococo beta-hemolítico?

As bactérias são freqüentemente divididas em diferentes famílias e grupos. Essa divisão é baseada, em parte, na aparência física das bactérias, bem como em algumas de suas características químicas e biológicas. Estreptococos beta-hemolíticos descrevem bactérias que todos podem destruir os glóbulos vermelhos sob certas condições e podem causar uma variedade de doenças diferentes.

Streptococcus

Strep significa estreptococos, que descreve uma classe de cepas de bactérias. Os estreptococos são tipicamente encontrados em pares ou em cadeias, explica a Faculdade de Medicina da Universidade da Carolina do Sul. Essas bactérias são gram positivas, o que significa que elas têm uma parede externa que pode reagir com certos tipos de corantes e são facultativamente anaeróbias, o que significa que podem crescer sem oxigênio, se necessário. Estreptococos são divididos em diferentes grupos com base nas proteínas que são encontradas na superfície da bactéria.

Classificação Hemólise

O termo "beta hemolítica" refere-se a um teste que pode ser usado para diferenciar diferentes tipos de estreptococos, O livro on-line de Bacteriologia de Todar explica. O teste de hemólise é realizado através da cultura das bactérias em um meio de crescimento especial conhecido como ágar sangue. A hemólise beta ocorre quando as bactérias são capazes de quebrar as células do sangue nos meios de crescimento, fazendo com que grandes círculos claros apareçam ao redor da bactéria. A hemólise alfa, outro resultado potencial, faz com que as células do sangue ao redor fiquem verdes. Hemólise gama significa que as células do sangue não são afetadas. Os estreptococos do grupo A e B são beta hemolíticos.

Os estreptococos do grupo A

As infecções por estreptococos do grupo A causam muitos tipos diferentes de infecções. Essas bactérias são responsáveis por causar infecções na garganta, muitas infecções de ouvido, pneumonia bacteriana, meningite, escarlatina e celulite, afirma o Caderno de Práticas da Família. Estas bactérias também podem causar síndrome de choque tóxico e infecções sinusais. O tipo mais comum de estreptococos do grupo A é Streptococcus pyogenes.

Streptococcus do grupo B

O estreptococo do grupo B causa muito menos doenças do que o Grupo A, observa a Faculdade de Medicina da Universidade da Carolina do Sul. No entanto, os estreptococos do grupo B incluem a bactéria Streptococcus galactiae. Este organismo normalmente vive na vagina e pode causar meningite e sepse em recém-nascidos se forem infectados durante o processo de parto.

O sistema imunológico do corpo é naturalmente capaz de combater a maioria das infecções estreptocócicas. Em alguns casos, no entanto, antibióticos ainda podem ser necessários. Em geral, os estreptococos do grupo A e B ainda são suscetíveis à penicilina, por isso, ou outros antibióticos beta-lactâmicos podem ser usados. Os médicos podem realizar uma cultura em uma amostra do paciente para determinar a cepa de bactérias estreptococos e o tratamento mais adequado. , , ] ]