Mas quando os pesquisadores, alguns dos quais estavam envolvidos nos testes iniciais, voltaram e reavaliaram os dados dos estudos americanos e europeus. Eles chegaram à conclusão de que a obtenção de um teste de PSA “pode reduzir significativamente o risco de morte por câncer de próstata” - em impressionantes 25 a 32% - para homens que se enquadram nos critérios de triagem. As discrepâncias anteriores entre os dois ensaios podem ser explicadas pelas diferentes metodologias e definições utilizadas nos estudos norte-americanos e europeus. Basicamente, o estudo americano comparou homens que foram submetidos a triagem de PSA àqueles ocasionalmente rastreados com o exame de sangue, enquanto o estudo europeu usou um grupo de controle mais puro de homens que não foram selecionados.
Baseado nestes descobertas recentes, é provável que as diretrizes sobre o rastreamento do câncer de próstata serão revisadas no futuro próximo e mais pesquisas serão conduzidas para determinar o impacto financeiro que o teste de PSA terá sobre o setor de saúde.
Mas uma coisa é com certeza: o teste de PSA pode salvar vidas se os resultados forem adequadamente avaliados e tratados. "O debate não deve ser para a tela ou não para a tela, mas como podemos mudar de triagem para não causar danos", disse Andrew Vickers do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, que escreveu um editorial que acompanha o estudo, ao New York Times. . "Não é um take-it-or-it-it. Um teste de PSA não pode realmente prejudicá-lo ou salvar sua vida. O que pode prejudicá-lo é se o teste o levar a receber o tratamento que você não precisa, e o que pode salvar sua vida é o teste de PSA que encontra o câncer que poderia matá-lo. ”
No final do dia, tome a melhor decisão para você, conversando com seu médico e sendo totalmente informado.
O que você acha?
Você acha que os testes de PSA são necessários? Você conhece alguém que tenha sido diagnosticado com câncer de próstata? Eles foram tratados adequadamente?
, , ] ]