Infecções da próstata, conhecidas coletivamente como prostatite, freqüentemente surgem como consequência de uma infecção descontrolada do trato urinário. Qualquer que seja a causa, a prostatite pode ser uma condição dolorosa que pode se transformar em prostatite crônica ou abscesso prostático se não for tratada. Remédios naturais e medidas de bom senso podem aliviar os sintomas da prostatite e até ajudar a curar a doença. No entanto, verifique com um profissional médico antes de iniciar qualquer regime de auto-tratamento.
Diet Matters
Em sua revisão de terapias alternativas, o site da Fundação Prostatitis enfatiza a importância de fazer mudanças no que você coma e beba quando estiver sofrendo de prostatite ou qualquer infecção do trato urinário. Beba grandes quantidades de água e outros líquidos para manter seu aparelho urinário liberado. O suco de mirtilo tem a capacidade de remover as bactérias que poderiam se aderir à parede da bexiga e permitir que a infecção se espalhe da bexiga para a próstata ou migre da próstata de volta para a bexiga. Ao primeiro sinal de infecção, mude para uma dieta leve que enfatize grãos integrais, frutas frescas, vegetais cozidos no vapor e chás de ervas. - Extrato de pólen de flor
Já em 1960, um pesquisador sueco relatou que o pólen de flores O extrato foi eficaz no tratamento da prostatite, de acordo com Frank Murray, autor de 100 Super Suplementos por uma Vida Mais Longa. Embora o mecanismo preciso pelo qual o pólen funciona não tenha sido conclusivamente identificado, os pesquisadores acreditam que ele aumenta a produção de interferon no corpo e também estimula a glândula timo, que desempenham um papel fundamental no combate à infecção. Nos anos seguintes, desde a pesquisa sueca original sobre extrato de pólen de flores, pesquisadores europeus e japoneses descobriram que o extrato também pode tratar com sucesso a hiperplasia benigna da próstata, ou BPH, um aumento não-canceroso da próstata intimamente associado ao processo de envelhecimento. James Occhiogrosso, autor de "Sua próstata, sua libido, sua vida", ” recomenda 378mg por dia, divididos em três doses, de extrato de pólen de flor suplementar, padronizado para conter 1,4 por cento de alfa-aminoácidos e 0,08 por cento de fitoesteróis. ” Consulte o seu médico antes de usar este ou qualquer outro remédio herbal.
Vitamina C e Zinco
Andrew W. Saul, autor de "Fire Your Doctor! Como Ser Independentemente Saudável, ” relata que grandes doses de vitamina C parecem ser pelo menos tão eficazes quanto os antibióticos no tratamento de infecções da próstata, tanto agudas quanto crônicas. Ele cita o trabalho de Robert Cathcart, M.D., Frederick R. Klenner, MD, e outros médicos que usaram megadoses da vitamina para curar infecções. Saul recomenda tomar doses diárias de C logo após os níveis que desencadeiam fezes soltas. A dose, grande o suficiente para ser medida em gramas e não em miligramas, pode ser gradualmente reduzida à medida que a infecção da próstata diminui.
Os níveis de zinco caem drasticamente durante as crises de prostatite, caindo para uma décima das leituras normais, segundo Saul. . Ele recomenda aumentar a ingestão de zinco pela ingestão de sementes de abóbora, marisco e levedura nutricional ou tomar um suplemento diário de zinco de 50 a 100mg. Verifique com um profissional médico antes de iniciar qualquer regime de auto-tratamento com vitamina C ou zinco para ver se essas terapias são adequadas para você.