Receber um resultado de laboratório de antígeno específico da próstata elevado, ou PSA, pode ser inquietante por causa da ligação conhecida entre este achado e um diagnóstico de câncer de próstata. Na verdade, o teste de PSA é um teste muito sensível para o câncer de próstata. Isso significa que os níveis de PSA serão elevados na maioria dos casos de câncer de próstata. Infelizmente, o teste de PSA não é muito específico para o câncer. Isso significa que níveis elevados de PSA podem ser causados por várias outras condições além do câncer, incluindo prostatite, hipertrofia prostática benigna e algumas formas de exercício.
Sobre o teste
O PSA é uma proteína produzida pela próstata. . O teste de PSA simplesmente mede a concentração desta proteína na corrente sanguínea. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, a FDA inicialmente aprovou o teste de PSA como um meio de monitorar o status de homens já diagnosticados com câncer de próstata. Como os níveis de PSA tendem a aumentar ou diminuir dependendo da progressão ou regressão da doença, o teste serve como um método conveniente para determinar se o tratamento está ajudando. Em 1994, a FDA expandiu o uso aprovado do teste de PSA como parte do diagnóstico inicial de câncer de próstata. Por uma série de razões, incluindo a falta de especificidade para o câncer, o uso rotineiro do teste de PSA para rastrear o câncer foi subseqüentemente analisado.
Hipertrofia benigna da próstata
À medida que os homens envelhecem, muitos experimentam - aumento de câncer da próstata. Essa condição, conhecida como hipertrofia benigna da próstata (HBP), pode causar constrição ao redor da uretra, comprometendo o livre fluxo de urina para fora da bexiga. Os sintomas podem variar de micção freqüente a dificuldade de iniciar a micção para retenção urinária e infecções secundárias da bexiga. BPH pode elevar o PSA e pode exigir tratamento, mas não é risco de vida. Juntamente com o aumento da idade e uma história familiar da doença, obesidade e falta de atividade física podem aumentar o risco de desenvolver HPB.
Prostatite
Inflamação da próstata, ou prostatite, pode aumentar o nível de PSA No Sangue. De acordo com a Urology Care Foundation, não há associação entre ter prostatite e qualquer risco aumentado de desenvolver câncer de próstata. Acredita-se que a prostatite esteja relacionada a qualquer uma das várias formas de infecção bacteriana e pode ser de natureza aguda ou crônica. O tratamento pode incluir antibióticos e várias medidas para controlar os sintomas associados.
Exercício
A atividade física tem sido implicada como um fator potencial na elevação dos níveis de PSA. O ciclismo recebeu o maior escrutínio. A localização da próstata em relação à sela estreita da maioria das bicicletas fornece um mecanismo plausível para a irritação mecânica da glândula com atividades de ciclismo. Embora os resultados da pesquisa sejam inconsistentes, a pesquisa publicada na revista alemã "Der Urologe" encontrou um aumento médio de 25% nos níveis de PSA após um teste de exercício de ciclismo. Mesmo exercício em esteira causou pequenos aumentos no PSA. Esses níveis normalizaram após 48 horas, levando os autores a recomendarem a abstenção de exercícios vigorosos dentro de dois dias após o teste de PSA. , , ] ]