A próstata masculina, uma glândula localizada perto do intestino grosso, cólon, uretra e bexiga urinária, faz parte do sistema reprodutor masculino. O câncer de próstata geralmente se desenvolve no tecido glandular da próstata e geralmente forma um tumor cancerígeno. Se não detectado, o câncer continua a crescer e começa a se espalhar para os tecidos vizinhos e órgãos, causando uma série de efeitos colaterais.
Sintomas urinários
Um sintoma comum que o câncer de próstata está se espalhando é o desenvolvimento de sintomas urinários , de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. O crescimento do câncer de próstata perto da bexiga pode causar tensão excessiva na bexiga e na uretra, fazendo com que os pacientes sintam a necessidade freqüente ou constante de urinar. À medida que o câncer de próstata se espalha mais profundamente na uretra e na bexiga, as células cancerígenas podem começar a interromper o fluxo normal de urina para fora do corpo. Os pacientes podem notar dribles durante a micção e sentir que não conseguem esvaziar completamente a bexiga. Além disso, danos nos tecidos devido ao crescimento do câncer no trato urinário podem levar a sangue na urina. Homens com dificuldades urinárias devem consultar um médico para tratar da possibilidade de câncer de próstata.
Dor e Obstruções intestinais
Como o câncer de próstata se distancia da próstata, homens com câncer de próstata podem desenvolver câncer de crescimento na próstata. intestino e cólon. Células de câncer de próstata podem crescer no revestimento da cor, levando à formação de pólipos - crescimentos anormais em direção ao centro do cólon. Estes crescimentos podem causar dor durante os movimentos intestinais, de acordo com Medline Plus, como o conteúdo do intestino colocar pressão adicional sobre os nervos ao redor. A disseminação avançada do câncer de próstata pode eventualmente obstruir o movimento do alimento digerido através do intestino, levando a problemas intestinais e obstruções. Homens com obstruções intestinais devido ao câncer de próstata experimentam dor excruciante e requerem atenção médica imediata. Os linfonodos inchados
Sites comuns afetados pela disseminação do câncer de próstata são os gânglios linfáticos dentro da pelve e abdômen. Os gânglios linfáticos são pequenos tecidos em forma de feijão que abrigam linfócitos - glóbulos brancos que fazem parte do sistema imunológico. Esses nós estão localizados em todo o corpo, com vários linfonodos ao redor da próstata. Durante a disseminação do câncer de próstata, as células cancerígenas podem migrar e colonizar os nódulos linfáticos, levando ao inchaço dos linfonodos e ao colchonete. Como resultado, homens com câncer de próstata invasivo podem apresentar dor pélvica ou abdominal crônica à medida que os gânglios linfáticos inchados pressionam os nervos dentro da pelve e do abdome. Pacientes com dor persistente inexplicada devem procurar atendimento médico.