A prostatite é uma condição comum definida pela Academia Americana de Medicina Familiar (AAFP), como um amplo espectro de distúrbios que variam de infecção bacteriana aguda a síndromes de dor crônica, todos envolvendo inflamação da próstata. Os sintomas comuns da prostatite incluem aumento da frequência urinária, dor na região da virilha e dor durante a micção. Opções de tratamento para prostatite bacteriana incluem vários tipos de antibióticos.
Trimetoprim-sulfametoxazol
Sulfametoxazol-trimetoprim (TMP-SMX) é o antibiótico mais utilizado como agente de primeira linha no tratamento da prostatite. A duração da terapia varia de duas a quatro semanas, dependendo do tipo de prostatite em tratamento. O AAFP indica que o TMP-SMX cura até 71% dos pacientes que necessitam de antibióticos.
Segundo o Drugs.com, os efeitos colaterais do TMP-SMX incluem perda de apetite, diarreia, náusea e vômito. Pessoas alérgicas a drogas sulfa não devem receber este medicamento.
Fluoroquinolonas
Uma classe de antibióticos altamente eficazes, fluoroquinolonas incluem ofloxacina, norfloxacina e ciprofloxacina. Eles são mais comumente usados para pacientes que não melhoram adequadamente ou respondem ao tratamento com TMP-SMX. A duração do tratamento pode durar de quatro semanas a seis meses, dependendo do tipo de prostatite.
As fluoroquinolonas têm efeitos colaterais mais graves do que o TMP-SMX. A reação adversa mais comumente relatada é o desconforto gastrointestinal; tendinite e ruptura dos tendões são os efeitos mais graves.
Em julho de 2008, a Food and Drug Administration dos EUA exigiu que os fabricantes de fármaco fluoroquinolona incluíssem um aviso em caixa em seus guias de medicação citando tendinite e ruptura do tendão como sérios efeitos colaterais. sair para. Eles recomendam que os médicos ensinem os pacientes sobre os sintomas que incluem dor no tendão, inchaço e inflamação. Os pacientes devem parar de tomar o antibiótico se esses sintomas forem observados, evitar qualquer exercício usando o tendão envolvido e relatar imediatamente ao seu médico.
Tetraciclinas
Outra classe de antibiótico usada no tratamento da prostatite é tetraciclinas, sendo a doxiciclina a mais comumente prescrita. A duração do tratamento geralmente varia de duas a quatro semanas. Os efeitos colaterais comuns dessas drogas incluem descoloração dos dentes e sensação de queimação na garganta.
De acordo com Drugs.com, crianças menores de 8 anos não devem receber tetraciclinas, pois podem causar amarelecimento permanente ou acinzentado. os dentes. Os pacientes devem evitar o uso de doxiciclina vencida, pois pode causar possíveis danos aos rins.