Efeitos cirúrgicos
Um tratamento para câncer de próstata é a remoção cirúrgica da próstata ou destruição cirúrgica das células cancerígenas. Os efeitos colaterais da cirurgia podem ser temporários ou permanentes. Várias técnicas cirúrgicas estão disponíveis. A criocirurgia, o rápido congelamento e descongelamento das células cancerígenas, causa danos nos nervos que levam à impotência em 85% do tempo, informa Healthcommunities.com. A incontinência temporária afeta muitos homens após uma cirurgia radical, enquanto a impotência afeta de 45 a 60%.
Medicamentos que reduzem os níveis de testosterona podem diminuir o crescimento e a disseminação do câncer de próstata, afirma o MedlinePlus. Os medicamentos são administrados por injeção por três a seis meses. Os efeitos colaterais incluem perda óssea, náuseas, vômitos, ondas de calor e impotência. Aumento da mama e problemas no fígado também podem ocorrer. Os efeitos colaterais são normalmente reversíveis após a interrupção dos medicamentos.
Efeitos da Radiação
A radiação também causa efeitos colaterais que podem ser temporários ou permanentes. Efeitos típicos incluem diarréia, vermelhidão ou sensibilidade da pele, perda de cabelo pélvico e dor ao urinar. A impotência também pode ocorrer. Problemas de intestino e bexiga podem ocorrer até um a três anos após a radiação, de acordo com RadiologyInfo.org. A braquiterapia, a colocação de pellets radioativos próximos ao tumor, pode causar sintomas urinários, como retenção urinária, frequência e urgência, que geralmente melhoram com o tempo; diminuição da função erétil; e problemas intestinais.
metástase efeitos
Metástase para o osso pode causar rigidez ou dor na parte inferior das costas, quadris e coxas. Se as células cancerosas se espalharem pelos gânglios linfáticos, elas podem afetar qualquer parte do corpo dele.