A hiperplasia benigna da próstata, ou HBP, refere-se ao aumento da próstata. Esse crescimento não-canceroso é comum em homens com mais de 40 anos. De acordo com o Departamento de Urologia da Universidade de Cornell, ele pode ser encontrado em cerca de 80% dos homens com mais de 70 anos, embora a atenção médica seja necessária apenas entre 20% e 25% dos homens com problemas para urinar. por causa do aumento da glândula. Os primeiros estudos indicam que alguns alimentos podem contribuir para o desenvolvimento da HBP, por isso devem ser evitados.
Cereais, Pão e Ovos
De acordo com um estudo de 10 anos publicado no site italiano HealthandAge.com, os homens As pessoas que consumiram quantidades maiores de cereais, pães e ovos tinham maior probabilidade de sofrer efeitos negativos da HBP do que aquelas que comiam mais vegetais, sopas, frutas cítricas e leguminosas secas. O mesmo estudo desmentiu algumas teorias anteriores sobre dieta e hiperplasia benigna da próstata. Por exemplo, nem o consumo total de calorias nem a ingestão de produtos lácteos tiveram algum efeito significativo no aumento da próstata.
Proteínas versus gorduras
Comer uma dieta saudável, em vez de tomar suplementos dietéticos, tem maior probabilidade de reduzir o risco de desenvolver HBP, de acordo com um estudo relatado no Johns Hopkins Health Alert. O estudo também descobriu que os homens correm menos risco de desenvolver HPB se mantiverem a ingestão total de gordura e carne vermelha baixa em comparação com a quantidade de proteínas e vegetais que ingeriram. O estudo de saúde e idade, por outro lado, relata pouco ou nenhum efeito sobre o aumento da próstata de carne vermelha, mas incluiu aves entre os alimentos para evitar.
Álcool e cafeína
O estudo italiano descobriu que ter duas bebidas alcoólicas por dia reduziu o risco de desenvolver hiperplasia benigna da próstata e o café não teve efeito. Ainda assim, os especialistas em saúde recomendam que não se beba álcool ou cafeína após o jantar. Isso ocorre porque essas duas bebidas tendem a ser diuréticas, ou seja, você sente a necessidade de urinar com mais frequência. Como pode ser difícil para os homens com HBP esvaziarem suas bexigas, beber essas bebidas duas horas depois de se aposentar pode significar uma noite de insônia.