A fibromialgia é um distúrbio musculoesquelético que envolve dor generalizada, fadiga, problemas de sono e distúrbios do humor. Não se sabe o que definitivamente causa esse distúrbio e, no momento, não há cura. Tratamentos disponíveis, porém, incluindo suplementos, para ajudar a aliviar os sintomas. Se você tem fibromialgia, converse com seu médico antes de tomar qualquer suplemento para ter certeza de que ele é seguro e apropriado para você usar.
Magnésio
O magnésio é um mineral que é necessário para todos os órgãos no organismo. corpo humano. A Universidade de Maryland Medical Center afirma que este mineral ajuda a construir dentes e ossos fortes; ativa enzimas; desempenha um papel na produção de energia; e ajuda a regular os níveis de cálcio, cobre, zinco e outros nutrientes. Um estudo de 2008 da O.F. Sendur e colegas, publicados na revista "Rheumatology International", descobriram que os indivíduos com fibromialgia tinham níveis de magnésio significativamente mais baixos. De acordo com a UMMC, estudos preliminares mostram que o magnésio e o ácido málico podem ajudar a aliviar a dor e a sensibilidade em pacientes com fibromialgia quando tomados por pelo menos dois meses. Os resultados do estudo foram mistos, e uma pesquisa mais extensa precisa ser feita.
5-HTP
O aminoácido triptofano é convertido em 5-hidroxitriptofano, ou 5-HTP, e depois convertido em serotonina. A serotonina afeta o humor e o comportamento, e acredita-se que o 5-HTP melhore o sono, o humor, a ansiedade e a sensação de dor, afirma UMMC. Indivíduos com fibromialgia às vezes são prescritos antidepressivos porque níveis mais baixos de serotonina têm sido associados à condição. De acordo com a UMMC, embora nem todos os estudos tenham encontrado os mesmos resultados, alguns estudos mostraram que o 5-HTP aliviou a fadiga, a rigidez matinal, a dor e a ansiedade associadas à fibromialgia. Converse com seu médico antes de usar este suplemento, especialmente se você já estiver tomando um antidepressivo.
SAMe
O composto S-adenosilmetionina, ou SAMe, é encontrado naturalmente em quase todos os tecidos do corpo. Ele ajuda a destruir neurotransmissores como dopamina, serotonina e melatonina, entre outras coisas. Quando usado como suplemento, o SAMe pode ajudar a aliviar alguns sintomas da fibromialgia, afirma Rxlist.com. Ele tem sido usado para ajudar a tratar a depressão e osteoartrite e pode ajudar com sintomas semelhantes em portadores de fibromialgia. A UMMC afirma que o SAMe injetável tem sido eficaz em ajudar a reduzir o humor deprimido, a dor e a fadiga, juntamente com a dor nas articulações, em indivíduos com fibromialgia. Converse com seu médico antes de usar SAMe para tratar qualquer condição médica.
Considerações
Junto com estes suplementos, existem medicamentos que podem ser úteis para aliviar os sintomas da fibromialgia. De acordo com MayoClinic.com, outros tratamentos incluem drogas anti-apreensão para ajudar a reduzir a dor do nervo, analgésicos para soltar as articulações rígidas e proporcionar alívio da dor e antidepressivos para ajudar com fadiga e depressão. Terapia da conversa, dormir o suficiente e exercício físico regular também pode aliviar o estresse e proporcionar alívio da fibromialgia. O que funciona para um paciente pode não ser eficaz para outro, por isso é melhor encontrar o que mais o ajuda.