casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Efeitos colaterais dos suplementos à serotonina

A serotonina, um neurotransmissor que está envolvido na regulação da fome, padrões de sono e humor, é produzida no cérebro a partir do aminoácido triptofano. A própria serotonina é incapaz de passar pela barreira hematoencefálica, portanto, a ingestão de suplementos de serotonina não seria eficaz na abordagem dos níveis de serotonina no cérebro. Um número de outros suplementos, no entanto, tem propriedades serotoninérgicas. Cada um desses suplementos varia em sua eficácia e em seus efeitos colaterais. Consulte o seu médico se você está pensando em tomar suplementos serotoninérgicos.

5-HTP

5-hidroxitriptofano, ou 5HTP, é um subproduto do triptofano, o aminoácido que o cérebro usa para criar a serotonina. Não está prontamente disponível na maioria das fontes alimentares, mas foram desenvolvidos suplementos derivados da planta africana Grifonia simplicifolia que oferecem quantidades significativas de 5-HTP. MedlinePlus afirma que o 5-HTP é usado para tratar depressão, ansiedade, distúrbios do sono e inúmeras outras condições. O Banco de Dados Compreensivo de Medicamentos Naturais lista o 5-HTP como sendo possivelmente eficaz no tratamento da depressão e da fibromialgia. O MedlinePlus alerta que o 5-HTP pode causar efeitos colaterais como azia, dor de estômago, náusea e problemas sexuais. Um efeito colateral mais grave, a síndrome da eosinofilia mialgia, pode ser devido à contaminação de alguns produtos do 5-HTP.

SAMe

A S-adenosilmetionina, ou SAMe, é encontrada em todo o corpo humano, onde contribui para o funcionamento do sistema imunológico, o metabolismo dos neurotransmissores e a manutenção das membranas celulares. A Universidade de Maryland Medical Center relata que SAMe mostrou eficácia no tratamento da depressão, um efeito que pode estar relacionado ao papel da SAMe na produção de serotonina. Os efeitos colaterais da SAMe podem incluir boca seca, dor de cabeça, sensação de euforia e distúrbios gastrointestinais. O mesmo pode interferir nos padrões de sono e não deve ser usado à noite.

St. John's Wort

St. A erva de John, ou Hypericum perforatum, é uma erva serotoninérgica que tem sido há muito tempo defendida por praticantes saudáveis ​​alternativos como um tratamento para a depressão. O Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa afirma que a erva de São João demonstrou eficácia superior no tratamento da depressão quando comparada a um placebo, e eficácia semelhante quando comparada aos antidepressivos prescritos. Os possíveis efeitos colaterais da erva-de-são-joão, de acordo com Drugs.com, incluem constipação, tontura, inchaço abdominal e fotossensibilidade. Reações alérgicas

Reações alérgicas são possíveis com qualquer suplemento ou medicação, dependendo da sua sensibilidades individuais. Reações alérgicas graves podem ter consequências fatais. Se você tiver erupções cutâneas, dificuldade para respirar, aperto no peito, tremores, inchaço da face ou boca, ou qualquer outro sinal de reação alérgica grave, você deve ir imediatamente para uma sala de emergência do hospital.