Rhodiola é uma pequena e suculenta planta nativa da Sibéria. Um poderoso adstringente, Rhodiola era tradicionalmente usado para parar o sangramento. Investigações recentes sobre a farmacologia da planta sugerem que ela pode ser útil no tratamento da fadiga, ansiedade, estresse e depressão, embora a partir de 2011 não tenha sido conclusivamente considerada eficaz para essas condições. A farmacologia desta erva não é bem compreendida, mas é possível que ela interaja com várias outras drogas. Se você está pensando em tomar Rhodiola ao lado de Zoloft ou qualquer outra droga, primeiro consultar o seu prestador de cuidados de saúde mental.
Zoloft
Sertralina, ou Zoloft, é um medicamento psiquiátrico usado para uma série de condições, incluindo pânico, ansiedade, depressão, estresse pós-traumático e transtorno obsessivo-compulsivo. Considera-se ser um inibidor seletivo da recaptação da serotonina, a mesma classe de drogas antidepressivas como Prozac e Paxil. SSRIs como Zoloft aumentam os níveis extra-celulares do neurotransmissor serotonina no cérebro. Os resultados do início de um tratamento com Zoloft geralmente levam de quatro a seis semanas para se manifestarem, o que, de acordo com os cientistas da Johns Hopkins, pode ser o resultado da "religação" da estrutura neural de algumas regiões do cérebro. A Rhodiola contém uma série complexa de constituintes psicoativos que, juntos, podem ser responsáveis por seus efeitos terapêuticos sugeridos. Doses de 340 mg a 680 mg foram avaliadas clinicamente para o tratamento da depressão, de acordo com Drugs.com. Embora seja sabido que a Rhodiola aumenta os níveis sinápticos de noradrenalina e serotonina em seu cérebro, apenas como isso não foi provado.
Interações
Rhodiola foi encontrado para inibir a enzima responsável pelo metabolismo e depuração de Zoloft da corrente sanguínea em estudos in vitro, embora não esteja claro se faz o mesmo in vivo. No entanto, dada a elevação dos níveis sinápticos de serotonina de Rhodiola, é possível especular que os extratos da erva podem interagir com inibidores seletivos de recaptação de serotonina, como Zoloft. Até o momento, essas interações ainda não foram relatadas, de acordo com o Centro de Pesquisa do Câncer Memorial Sloan-Kettering.
Efeitos Colaterais
Devido a sua promoção dos níveis sinápticos de norepinefrina, você pode sentir inquietação, irritabilidade ou insônia se você tomar produtos que contenham Rhodiola. Os efeitos colaterais são dose-dependentes, sugerindo que podem ser controlados pela redução da quantidade de Rhodiola que você toma. Tomar Rhodiola apenas no café da manhã pode reduzir a incidência de distúrbios do sono causados por esta erva.
, , ] ]