O Lexapro, ou escitalopram, é um inibidor seletivo da recaptação da serotonina, ou SSRI, que é usado para tratar sintomas de depressão, afirma Drugs.com. Lexapro altera sinais químicos no cérebro que podem causar depressão ou ansiedade. Embora o Lexapro possa ser eficaz no tratamento dos sintomas, pode causar ganho de peso devido ao aumento do inchaço, afirma MayoClinic.com. Lexapro deve ser parado com segurança para evitar complicações.
Evite abruptamente parar Lexapro, afirma Drugs.com. O Lexapro pode levar até quatro semanas para atingir os níveis terapêuticos apropriados em seu sistema. Portanto, porque seu corpo está agora acostumado com o Lexapro, você pára mais lentamente este medicamento.
Trabalhe com seu médico para reduzir a dose de Lexapro. Lexapro está disponível em doses de 20 mg, 15 mg, 10 mg e 5 mg. Se estiver a tomar uma dose baixa de 5 mg, não é provável que sinta sintomas de abstinência ou descontinuação. Se você começar a sentir tontura, náusea ou ansiedade, tome uma dose de 5 mg para aliviar os sintomas. Se estiver a tomar uma dose mais elevada de 20 mg ou 10 mg, reduza a dose conforme indicado pelo seu médico. Se as recomendações do seu médico forem muito abruptas, você poderá ter sinais de descontinuação. Neste caso, ligue para o seu médico, que provavelmente recomendará que você tome uma dose normal de Lexapro. Em seguida, elabore um plano com seu médico para prolongar o processo de afilamento para evitar a abstinência. Pode levar mais de quatro semanas para se adaptar ao Lexapro, dependendo de como você responde à sua descontinuação, de acordo com um artigo de 2005 no "The Journal of Family Practice". Infelizmente, não existem protocolos claros sobre como descontinuar o Lexapro.
Informe o seu médico se estiver a ter um retorno ou um agravamento da depressão ou ansiedade após parar o Lexapro. Não hesite em ir à sala de emergência se tiver tonturas, tremores, tontura ou confusão, porque você pode estar sofrendo de abstinência.
Dica
Nunca pare abruptamente Lexapro, ou qualquer outro medicação sem a permissão do seu médico.