Compartilhar sua vida com um transtorno depressivo pode ser debilitante. Às vezes, pode até parecer que não há nada que você possa fazer para minimizar os sentimentos de apatia, tristeza e desesperança.
Mas a depressão pode fazer mais do que fazer você se sentir triste. Também pode tornar difícil para você cuidar da sua família, suas responsabilidades no trabalho e até mesmo simplesmente sair da cama. A boa notícia é que, embora os sintomas da depressão possam parecer esmagadores e permanentes, a depressão é tratável.
Além da medicação antidepressiva, existem formas mais naturais de tratamento disponíveis para as pessoas que lutam contra a depressão. Alguns desses métodos podem ser usados por conta própria, enquanto outros funcionam melhor quando combinados para criar um plano de tratamento abrangente.
Se você está procurando opções que não envolvam medicação, aqui estão algumas alternativas naturais. você pode querer considerar. Basta lembrar, é sempre melhor consultar o seu médico sobre qualquer plano de tratamento para a depressão.
1. Psicoterapia -
Também conhecida como “terapia da fala”, a psicoterapia pode ajudá-lo a entender seu diagnóstico e como isso afeta sua vida. Seu terapeuta também trabalhará com você para desenvolver estratégias que diminuam a gravidade dos sintomas.
Uma técnica de psicoterapia que tem se mostrado bem-sucedida no tratamento da depressão é a Terapia Comportamental Cognitiva (TCC). Esta forma de terapia enfatiza o importante papel de pensar em como nos sentimos e o que fazemos.
A terapia pode ajudá-lo a chegar ao fundo do que está causando sua depressão, e descobrir como resolver esses problemas. Você também pode achar que é benéfico para participar de sessões de terapia de grupo.
2. Nutrição adequada
O que você come é tão importante para o seu humor como é para a sua cintura. Tomar medidas para incluir alimentos que melhorem o seu humor e minimizar aqueles que podem piorar os seus sintomas é fundamental para tratar a depressão.
É por isso que é importante comer uma dieta que inclua fontes magras de proteína, gorduras saudáveis e ricas em Ômega-3, cereais integrais e legumes e muitas frutas e legumes. A pesquisa mostrou que uma dieta saudável, como a Dieta do Mediterrâneo, está associada a um risco significativamente menor de desenvolver sintomas depressivos.
Evite alimentos gordurosos, pesados e fritos carregados de sal, gordura e açúcar. Isso inclui a minimização de gorduras animais e carnes processadas. E como o açúcar tem sido associado a um aumento nos sintomas relacionados à depressão e à ansiedade, use-o com moderação.
Você se sentirá melhor, tanto mental quanto fisicamente, com uma comida mais leve e saudável. Também é importante evitar álcool, tabaco e drogas enquanto você está lidando com a depressão, pois eles podem afetar o seu humor.
3. Atividade Física
O exercício faz mais do que ajudar a perder peso e manter você em forma, Também aumenta o seu humor. De fato, vários estudos mostraram que a atividade física é um tratamento eficaz para a depressão.
Não apenas os pesquisadores descobriram que as pessoas ativas são menos propensas a ficarem deprimidas, mas também descobriram que o exercício é benéfico na redução da depressão. em pessoas que estão experimentando sintomas.
A melhor parte: parece que mesmo níveis modestos de exercício estão associados a melhorias na depressão. Faça uma caminhada diária, jogue ou ande de bicicleta, faça uma aula de ioga ou pegue um amigo para uma partida de tênis ou golfe. Basta começar a melhorar o humor e fazer do exercício uma parte consistente de sua rotina diária.
4. Luz solar
Não é incomum as pessoas ficarem deprimidas durante os meses escuros e tristes do inverno. Se for grave o suficiente, isso pode levar a um diagnóstico de Transtorno Afetivo Sazonal (TAS), que é um tipo de transtorno depressivo. SAD ocorre quando você desenvolve sintomas de depressão, como tristeza, baixa energia, irritabilidade, cansaço durante o dia e diminuição da atividade durante determinadas estações do ano.
Enquanto SAD tem critérios específicos para o tratamento, qualquer um que lute com depressão pode beneficiar da exposição à luz solar. Se a luz solar diária não é uma opção, você pode querer perguntar ao seu médico sobre terapia de luz. O uso diário de uma caixa de luz especial ou de uma lâmpada solar pode ajudar a melhorar o seu humor e a aliviar a depressão do inverno.
, , ] ]