A serotonina é um neurotransmissor que melhora o humor e pode ajudar a prevenir transtornos depressivos e ansiosos. Os médicos normalmente prescrevem antidepressivos como forma de aumentar os níveis de serotonina no cérebro quando os níveis são muito baixos. O 5-HTP é um suplemento de serotonina vendido sem receita que pode elevar os níveis de serotonina do cérebro, convertendo-o em serotonina ativa, uma vez que ele atravessa da corrente sanguínea para o cérebro. As drogas serotoninérgicas não são susceptíveis de suprimir a produção natural de serotonina.
Serotonina, ansiedade e depressão
Baixos níveis de serotonina podem dar origem a um aumento do processamento na amígdala, o principal centro de processamento de medo do cérebro. Isso, por sua vez, pode levar ao aumento da secreção dos hormônios do estresse, cortisol, adrenalina e noradrenalina. Baixos níveis de serotonina também podem afetar os níveis de dopamina, levando à falta de motivação e falta de interesse em atividades prazerosas.
Tratamento padrão
Os médicos normalmente prescrevem inibidores de recaptação de serotonina como tratamento para baixos níveis de serotonina. Os medicamentos mais comumente prescritos são os antidepressivos de segunda geração, também conhecidos como inibidores seletivos da recaptação da serotonina. Essas drogas bloqueiam o transportador de serotonina no cérebro. O transportador de serotonina desativa a serotonina transportando-a de volta para as células. Ao bloquear o transportador, os inibidores seletivos da recaptação da serotonina aumentam os níveis cerebrais de serotonina ativa.
Suplemento dietético 5-HTP
O suplemento dietético 5-hidroxi-L-triptofano, ou 5-HTP, é um sintoma imediato. precursor da serotonina. No momento da publicação, o 5-HTP não era regulamentado pelo FDA, o que significa que você pode comprá-lo como um suplemento dietético de venda livre. O 5-HTP é preferível à serotonina como suplemento porque pode atravessar a barreira hematoencefálica. Embora os efeitos do 5-HTP tenham sido estudados apenas em camundongos, o suplemento pode ajudar a aumentar os níveis cerebrais de serotonina em humanos. Como o 5-HTP pode ter sérios efeitos colaterais, consulte o seu médico antes de considerar tomá-lo.
Supressão da serotonina
Não há evidências diretas sugerindo que os inibidores da recaptação da serotonina ou o 5-HTP possam suprimir a capacidade natural do cérebro para produzir serotonina. No entanto, existem razões teóricas para acreditar que as drogas serotoninérgicas poderiam ajudar a corrigir um desequilíbrio. O cérebro tende a formar hábitos. Se o processamento do medo na amígdala for elevado durante um longo período de tempo, a amígdala cresce, o que significa que o processamento do medo é mais provável de ocorrer. Da mesma forma, uma depleção de serotonina de longa duração poderia diminuir o número de receptores de serotonina no cérebro. Ao corrigir um desequilíbrio da serotonina, os medicamentos de serotonina podem prevenir o crescimento da amígdala e diminuir os receptores de serotonina.