Melatonina e serotonina são duas substâncias que ocorrem naturalmente no corpo. Sua glândula pineal produz melatonina, e suas células intestinais e o centro nervoso do cérebro produzem serotonina. Tanto a melatonina como a serotonina desempenham vários papéis no comportamento e na cognição humana. Síndrome serotoninérgica é uma condição médica definida como níveis excessivos de serotonina em seu corpo.
Melatonina
A melatonina é o hormônio predominante secretado pela glândula pineal. Seu corpo sintetiza a melatonina a partir do aminoácido triptofano encontrado em alimentos como laticínios, tâmaras secas, chocolate e aveia. A melatonina desempenha um papel fundamental na regulação de seus ritmos circadianos, incluindo o ciclo de vigília-sono. Enzimas secretadas pelo hipotálamo controlam a síntese e a secreção de melatonina. Seu corpo ativa essas enzimas como resultado da escuridão e da luz ambiental deprimida.
Serotonina
A serotonina é um neurotransmissor encontrado no trato gastrointestinal, nas plaquetas e no sistema nervoso central. O triptofano é um bloco de construção da serotonina, bem como da melatonina. O triptofano é um aminoácido essencial, o que significa que você não pode sintetizá-lo em seu corpo, mas deve obtê-lo a partir de fontes alimentares. No seu sistema nervoso central, a serotonina ajuda a regular o humor, o sono e o apetite. A serotonina também tem alguns efeitos nas funções cognitivas, incluindo memória e aprendizagem. Vários antidepressivos agem principalmente através da modulação da serotonina.
Síndrome serotoninérgica Quando o seu corpo usa a serotonina, o neurotransmissor pode voltar para as vesículas de armazenamento ou metabolizar pela enzima monoamina oxidase, ou MAO. Certas drogas bloqueiam a ação da MAO e causam um acúmulo de serotonina em seu corpo. Acúmulo de serotonina em seu corpo pode resultar em síndrome da serotonina. Características da síndrome da serotonina incluem alterações variáveis na cognição e comportamento, função do sistema nervoso autônomo e atividade neuromuscular. Os sintomas da síndrome da serotonina incluem estado mental alterado, tremor espontâneo dos músculos do grupo, resposta excessiva dos reflexos e sudorese excessiva.
Melatonina e Serotonina
A melatonina pode sintetizar a partir da serotonina. No entanto, uma associação entre a síndrome serotoninérgica e a melatonina não foi estabelecida por meio de pesquisa clínica. No entanto, a serotonina desempenha uma função no processo de sono e vigília. O trato gastrointestinal é a segunda maior fonte de melatonina do seu corpo. As células da enterocromafina produzem melatonina e a liberam no sangue após a ingestão de uma refeição. Esta melatonina liberada após uma refeição pode contribuir para se sentir cansado após uma refeição. No entanto, a pesquisa clínica não confirmou que a melatonina provoca diretamente essa sensação de cansaço depois de comer.