casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Deficiência de L-Lisina e Serotonina

O humor é regulado por um conjunto complexo de moléculas no cérebro, incluindo o hormônio conhecido como serotonina. L-lisina é uma molécula muito diferente encontrada na dieta que, no entanto, tem um efeito direto sobre os níveis de serotonina. Regula a serotonina e, portanto, tem uma relação com o comportamento. Deficiências com L-lisina foram ainda associadas a problemas comportamentais em humanos.

L-Lisina

L-lisina é um aminoácido, um bloco de construção de proteínas. É um aminoácido essencial, o que significa que não pode ser fabricado pelo corpo e deve ser obtido através da dieta. Segundo a Universidade de Maryland Medical Center, a lisina desempenha um papel importante no crescimento adequado. Ela ajuda a absorver o cálcio, formar colágeno nos ossos e no tecido conjuntivo e produzir carnitina, um nutriente responsável pela conversão de ácidos graxos em energia e redução do colesterol. O L em L-lisina representa o fato de que a cadeia lateral do aminoácido é "canhoto".

Serotonina

A serotonina é um hormônio e neurotransmissor - uma molécula que transmite sinais através do corpo. - encontrado no trato gastrointestinal, plaquetas sanguíneas e sistema nervoso central. Regula o humor, o apetite, o sono, a contração muscular e algumas funções cognitivas, como a memória e a aprendizagem. Níveis baixos têm sido associados a transtornos de humor, particularmente depressão.

Receptores

A serotonina também é conhecida como 5-hidroxitriptamina, ou 5-HT. Está associada a uma molécula receptora chamada simplesmente receptor 5-HT, que medeia os efeitos do neurotransmissor. Ele está localizado na membrana celular das células nervosas, de modo que pode modificar as atividades da célula, que então aceita o neurotransmissor da serotonina e seus efeitos.

Função

O receptor 5-HT deve primeiro se ligar ao neurotransmissor. uma molécula específica para desencadear a resposta pela célula. Esta molécula de ligação é conhecida como um agonista. Uma molécula antagonista, por outro lado, bloqueia a ação do agonista. Um estudo conduzido por Miro Smriga e publicado na edição de 23 de dezembro de 2003 da "Proceedings of National Academy of Sciences" descobriu que a L-lisina age como um antagonista parcial do receptor da serotonina, regulando alguns aspectos do humor relacionados à ansiedade. br> Aviso

Devido ao papel da L-lisina, sua ausência pode afetar o comportamento. Outro estudo liderado pelo Smriga, publicado em "The Journal of Nutrition" em dezembro de 2002, descobriu que uma deficiência de L-lisina em ratos interferia na liberação circadiana normal de serotonina, aumentando a ansiedade induzida pelo estresse e a excreção fecal. Este é um efeito pequeno, mas importante.

, , ] ]