casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Chocolate escuro e serotonina

A serotonina é um neurotransmissor que afeta o humor. Um desses transtornos do humor é a depressão, que é um distúrbio médico que afeta a mente e o corpo. Este distúrbio não é um sinal de fraqueza, mas é uma doença crônica que, às vezes, requer tratamento a longo prazo com medicação e aconselhamento. Outro transtorno cerebral que é afetado pela serotonina é o transtorno obsessivo-compulsivo, ou TOC. Existem vários meios de afetar os níveis de serotonina no cérebro. Chocolate escuro é aquele que muitos acham prazeroso.

Papel da Serotonina

A serotonina é um neurotransmissor que é sintetizado a partir de uma molécula de proteína de aminoácido chamado L-triptofano. O neurotransmissor pode ser encontrado na parede intestinal, grandes vasos sanguíneos e no sistema nervoso central. Dentro do cérebro, ele funciona para regular a excitação, a regulação da temperatura, o humor, o apetite, o sono e a dor. Na ausência de serotonina, seu comportamento se torna agressivo. Medicamentos chamados inibidores seletivos de recaptação de serotonina são usados para tratar a depressão aumentando a quantidade de serotonina no espaço extracelular, afetando positivamente o humor.

Chocolate Amargo e Chocolate com Leite

A diferença entre leite e chocolate escuro é baseada no processamento do cacau e dos ingredientes adicionados. Para ser chamado de chocolate escuro ou agridoce, deve conter pelo menos 35% ou mais de licor de cacau, a essência do grão de cacau. Quanto maior a quantidade de licor, menor a porcentagem de açúcar. O chocolate escuro pode chegar a 84% de licor de cacau. A Food and Drug Administration dos EUA exige que o chocolate ao leite tenha 10% ou mais de licor de cacau. Leite ou creme é adicionado para suavizar ou mascarar o sabor do licor.

Efeitos do chocolate escuro

O chocolate escuro tem muitos benefícios para a saúde, incluindo a redução da pressão arterial, baixando os níveis de colesterol e melhorando o fluxo sanguíneo para o cérebro e coração. Esses benefícios podem ser derivados dos antioxidantes flavonóis presentes no chocolate amargo. O chocolate escuro também aumenta a quantidade de serotonina no cérebro, segundo Diana Walcutt, Ph.D., da PsychCentral. Porque o chocolate escuro aumenta a serotonina no cérebro, os pesquisadores estão investigando o potencial que pode aumentar a quantidade de serotonina no intestino, o que impulsionaria o sistema imunológico. Walcutt adverte que antes de pegar uma onça de chocolate escuro, você deve colocar o copo de leite que você ia beber com ele. Por causa da reação química entre os dois, beber o leite com o chocolate amargo reduzirá os benefícios que seu corpo receberá do chocolate.

Muito de uma coisa boa

Embora haja benefícios em aumentar o seu níveis de serotonina, você também pode obter muito chocolate ou muita serotonina. Walcutt adverte que muito chocolate escuro pode causar complicações para quem sofre de enxaqueca, aumentar o ganho de peso e levar a pedras nos rins e azia. Você também pode receber muita serotonina em seu corpo, o que leva a efeitos colaterais como distúrbios gastrointestinais, ansiedade e insônia, de acordo com Stephen M. Stahl, MD, Ph.D., do Clinical Neuroscience Research Center, em San Diego e do Departamento de Psiquiatria da Universidade da Califórnia em San Diego.

, , ] ]