casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Para que serve o inositol?

O inositol, uma molécula de carboidratos que o corpo fabrica a partir da glicose, funciona em parte como uma molécula sinalizadora na regulação da insulina, na transmissão nervosa e na regulação do cálcio, serotonina e colesterol. Inositol é considerado um membro da família do complexo B de vitaminas, e você vai encontrá-lo no feijão, arroz integral e nozes. Inositol tem vários benefícios terapêuticos em potencial, mas mais pesquisas são necessárias para saber exatamente o quão bem funciona.

Inositol pode melhorar os sintomas associados à síndrome dos ovários policísticos, de acordo com um estudo publicado em fevereiro. 2011 "Fertility and Sterility" journal. No estudo, pacientes com resistência à insulina e síndrome dos ovários policísticos - um distúrbio endócrino que prejudica a fertilidade - que passou por tratamentos de fertilidade e tomou inositol mostraram uma melhora de 33,3% na taxa de gravidez, em comparação com 13,3% no grupo controle que não recebeu inositol. Os pesquisadores concluíram que o inositol pode ser útil no tratamento da síndrome dos ovários policísticos.

Inositol pode ter propriedades anti-câncer, dizem os pesquisadores de um estudo publicado em dezembro de 2010 "Bioquímica" Diário. No estudo de cultura de tecidos, o inositol inibiu a formação de vasos sangüíneos e diminuiu o crescimento do tumor inibindo a atividade do fator de crescimento ácido fibroblástico - um gene que normalmente promove o crescimento celular e reparação tecidual, mas também pode promover o crescimento e invasão tumoral. Efeitos sobre a serotonina

Myo-inositol é a forma mais comum de inositol. O mio-inositol pode oferecer benefícios no tratamento da depressão e da ansiedade, de acordo com um estudo publicado em junho de 2004 na revista "Metabolic Brain Disease". Altas doses de inositol também melhoram os transtornos obsessivo-compulsivos e de pânico, dizem os pesquisadores. O estudo de cultura de tecidos comparou os efeitos do inositol com os fármacos imipramina e fluoxetina, também conhecidos como Tofranil e Prozac, e descobriu que o mioinositol reduz a função do receptor da serotonina, semelhante à fluoxetina, e previne a recaptação da serotonina, mantendo-a ativo. Os pesquisadores concluíram que os resultados de seu estudo fornecem uma nova compreensão sobre como o inositol funciona para melhorar a depressão.

Evidências conflitantes para a depressão

Um estudo de meta-análise - uma revisão de pesquisas publicadas anteriormente - sobre o Os efeitos do inositol para a depressão não encontraram benefícios claros. O relatório concluiu que, em quatro estudos de curta duração, incluindo 141 participantes, nenhuma evidência de benefício terapêutico para depressão foi observada para o inositol como terapia única ou em combinação com outra forma de terapia. Os pesquisadores observaram que nenhum efeito adverso foi observado para o inositol, e pediram mais estudos para definir mais claramente o papel do inositol na prevenção ou tratamento da depressão. O relatório foi publicado em 2004 no "Cochrane Database of Systematic Reviews".