De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center (UMMC), o precursor da serotonina 5-hidroxitriptofano (5-HTP) mostra alguma promessa como uma opção de tratamento holístico para depressão, fibromialgia, enxaqueca e outras condições crônicas. No entanto, como todos os suplementos alimentares, o 5-HTP está associado a alguns efeitos colaterais e riscos. A UMMC observa que, quando usado incorretamente, o 5-HTP pode causar reações adversas graves ou potencialmente fatais. Qualquer pessoa que esteja grávida, amamentando, tomando medicação ou lidando com uma condição médica deve consultar um profissional licenciado antes de tomar 5-HTP.
Efeitos colaterais gastrointestinais
Problemas digestivos são comuns, mas leves em pessoas que tomam 5 HTP. A UMMC observa que os efeitos colaterais gastrointestinais comuns incluem gases, azia e sensação de plenitude. O uso do 5-HTP como inibidor de apetite deriva de sua capacidade de produzir sensações de plenitude; por esse motivo, deve ser usado com cautela em pessoas com história de anorexia nervosa ou outros transtornos alimentares.
Síndrome da Serotonina
Como vários medicamentos, o 5-HTP aumenta a produção do neurotransmissor serotonina no organismo. . Um estudo de animais em 2008 na Universidade Florida Atlantic confirmou que doses excessivas de 5-HTP podem inundar o corpo com serotonina, levando a complicações fatais.
Interações medicamentosas
UMMC adverte que pessoas que tomam drogas que afetam a serotonina os níveis, incluindo os antidepressivos ISRS como Paxil, Luvox e Zoloft, devem evitar suplementos de 5-HTP devido à possibilidade de interação letal. O 5-HTP também pode, teoricamente, interagir com outros antidepressivos e medicamentos usados para tratar diabetes, doenças cardíacas, enxaquecas e mal de Parkinson.