casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Sinais e Sintomas da Depressão

A descrição mais aceita dos sintomas dos transtornos depressivos são os publicados no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, Quinta Edição (DSM 5), publicado pela Associação Americana de Psiquiatria. Um sintoma é qualquer evidência subjetiva de um distúrbio - em outras palavras, um fenômeno que é experimentado pelo indivíduo afetado pela doença.

Antes de discutir sintomas específicos, é importante diferenciar episódios depressivos e distúrbios depressivos. Os episódios depressivos são períodos de tempo específicos durante os quais se experimentam os sinais e sintomas da depressão. Transtornos depressivos são condições diagnosticadas com base na ocorrência de episódios depressivos. O diagnóstico de transtorno depressivo maior é feito quando se atende aos critérios diagnósticos para um episódio depressivo maior.

Episódios Depressivos Maiores

Transtorno depressivo maior é diagnosticado quando os sintomas são sentidos quase todos os dias há pelo menos duas semanas . Os sintomas devem ser mais intensos do que as flutuações normais de humor que todos nós experimentamos em nossas vidas diárias. Existem vários critérios que devem ser atendidos para o diagnóstico de transtornos depressivos maiores, conforme descrito no DSM 5.

Sintomas

O primeiro critério é que se deve experimentar um número específico de sintomas depressivos para que um diagnóstico seja fez. O DSM 5 lista nove possíveis sintomas de depressão. Cinco são necessários para o diagnóstico de depressão maior, e pelo menos um desses cinco tem que ser humor deprimido ou perda de interesse ou prazer nas atividades. Os sintomas da depressão podem se manifestar como sintomas de humor, sintomas físicos ou sintomas cognitivos (pensamento).

Os dois primeiros sintomas possíveis da depressão são os sintomas do humor. Estes são humor deprimido e anedonia. Para satisfazer os critérios de humor deprimido, deve-se sentir deprimido quase todo dia quase todos os dias. Esse estado de humor pode ser descrito como sentimentos de tristeza, vazio ou desesperança. Anedonia significa diminuição da capacidade de sentir prazer. Para o transtorno depressivo maior, deve-se experimentar um interesse ou prazer marcadamente diminuído em todas ou quase todas as atividades, a maior parte do dia, quase todos os dias. Como dito acima, para um diagnóstico de depressão, deve-se ter um ou ambos os sintomas. Muitas pessoas experimentam ambos.

Outros possíveis sintomas de depressão são os sintomas físicos que afetam a função corporal. Um deles é ganho de peso significativo ou perda de peso quando não está em dieta. O distúrbio do sono é outro, manifestado pela incapacidade de dormir ou dormir demais quase todos os dias. Aumento ou diminuição do comportamento psicomotor (movimento corporal) pode ser um sintoma. Isso é conhecido como agitação psicomotora (dificuldade de ficar quieto ou nervoso) ou retardo (movimentos lentos). Finalmente, a fadiga diária ou perda de energia é um sintoma físico de depressão. Os sintomas cognitivos da depressão podem se manifestar como pensamentos diários freqüentes de que alguém é inútil ou pensamentos e sentimentos de culpa inadequada. Outro sintoma cognitivo pode ser a capacidade diminuída de pensar ou se concentrar ou indecisão quase todos os dias. Por fim, pensamentos recorrentes sobre a morte e /ou pensamentos de suicídio podem ser um sintoma depressivo.

Pensamentos Suicidas

Se você (ou alguém que você conhece) está pensando em suicídio ou autoagressão, É necessária uma avaliação imediata e de emergência por um médico ou profissional de saúde mental. Existem várias opções para obter ajuda imediatamente e estão listadas no artigo de visão geral. Uma delas é a Linha de Vida Nacional de Prevenção do Suicídio. Esta é uma linha direta gratuita de 24 horas disponível para aqueles que experimentam crises emocionais ou têm pensamentos de prejudicar a si mesmos ou aos outros. O número é 1-800-273-TALK (8255).

Critérios adicionais

Além dos sintomas discutidos acima, vários critérios adicionais devem ser atendidos para o diagnóstico de um transtorno depressivo maior. Uma é que os sintomas devem causar sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo nas áreas sociais, ocupacionais ou outras áreas importantes de funcionamento. Em outras palavras, os sintomas são mais intensos do que as flutuações normais do humor e interferem no funcionamento da vida. Os critérios adicionais são que o episódio não é devido aos efeitos de uma substância ou condição médica ou melhor explicado por outro transtorno psiquiátrico. Finalmente, o indivíduo nunca deve ter experimentado um episódio maníaco ou um episódio hipomaníaco (mania mais branda). Se houve um episódio maníaco prévio, o diagnóstico seria um dos transtornos bipolares.

, , ] ]