O 5-hidroxitriptofano, mais comumente chamado de 5-HTP, ajuda na produção de serotonina, um químico cerebral fortemente envolvido no humor. Por causa dessa ação, ela pode oferecer benefícios semelhantes aos medicamentos antidepressivos que trabalham para elevar os níveis de serotonina. A Universidade de Pittsburgh Medical Center relata que a pesquisa mostrou que pode funcionar tão bem quanto os medicamentos convencionais para tratar a depressão e outras condições em que os médicos geralmente prescrevem antidepressivos. Algumas diretrizes de dosagem foram estabelecidas para alcançar o benefício terapêutico deste suplemento, mas você deve consultar seu médico para obter orientação sobre uma dosagem apropriada para suas circunstâncias, bem como outros aspectos do uso seguro.
Doses Sugeridas
A University of Maryland Medical Center relata que profissionais de saúde recomendam tipicamente tomar 50 mg uma a três vezes ao dia. O UPMC relata que uma dose típica pode consistir de 100 mg a 300 mg três vezes ao dia e que, uma vez que o suplemento comece a funcionar, você pode geralmente reduzir a dose e ainda manter o benefício terapêutico. Como uma dosagem padrão pode variar muito, a melhor maneira de determinar a dose ideal para você implica trabalhar com seu médico.
Interações medicamentosas
Não use 5-HTP ao mesmo tempo que medicamentos antidepressivos - o a combinação pode elevar a serotonina a níveis perigosos, o que pode resultar em efeitos graves, como mudanças extremas de humor, rápidas flutuações no ritmo cardíaco e na pressão sangüínea e até mesmo coma. Níveis de serotonina perigosamente elevados também podem resultar do uso de 5-HTP ao mesmo tempo que o medicamento para dor tramadol e triptanos, uma classe de medicamentos usados para tratar enxaquecas. Drugs.com relata que, no total, este suplemento pode interagir negativamente com 73 tipos diferentes de drogas. Efeitos secundários Os efeitos colaterais tendem a ser leves e transitórios e podem incluir azia, náuseas, gases, sensação de plenitude e estrondo no estômago. Raramente, o uso deste suplemento pode levar a uma condição séria chamada síndrome de mialgia eosinofílica, que afeta a pele, o sangue, os músculos e os órgãos. Outras considerações para o uso Não use o 5-HTP se estiver grávida, amamentando ou se você tem alguma condição que afeta seu fígado. O UPMC observa que este suplemento foi estudado em crianças sem quaisquer efeitos negativos, mas estudos formais que avaliam sua segurança nesta população não foram conduzidos. Não dê 5-HTP para crianças sem falar com o seu pediatra.