Diagnóstico significa a identificação da natureza e causa de uma doença. A palavra diagnosticar significa determinar que distúrbio ou distúrbios pode-se ter, e diagnóstico é usado para significar o nome específico dos distúrbios, como transtorno depressivo maior. O plural de diagnósticos é diagnósticos, significando mais de um distúrbio. Em todas as áreas da medicina, os diagnósticos são baseados em três tipos gerais de informação.
A primeira delas é a história médica. É o relato do paciente sobre a doença dele ou dela. Por exemplo, “tenho me sentido deprimido quase todos os dias por cerca de três meses”. O segundo é o exame físico, que se refere ao exame prático do paciente pelo médico ou outro profissional de saúde. A categoria final é testes. Estes podem incluir o trabalho de laboratório, como um hemograma completo ou testes de função da tireóide, raios-X ou mais procedimentos invasivos, como uma biópsia. Como a depressão é diagnosticada
A depressão é diagnosticada quase exclusivamente no história (relato de sintomas experimentados). Isso ocorre porque normalmente não há sinais físicos que podem ser detectados pelo exame físico, nem existem anormalidades laboratoriais. Observações do clínico também são consideradas no diagnóstico. No caso de menores, relatórios feitos por pais e professores também são tipicamente incluídos no processo de diagnóstico. Um exame físico e exames laboratoriais também podem ser úteis para ajudar a descartar as causas médicas dos sintomas.
A razão pela qual não há testes laboratoriais objetivos para a depressão tem a ver com a complexidade do cérebro humano. Nossos cérebros são tão complexos que é muito desafiador entender a função do cérebro humano. É ainda mais difícil entender muitos distúrbios cerebrais, como a depressão.
Critérios de diagnóstico
Os critérios específicos de diagnóstico para um distúrbio depressivo maior estão listados na seção Sinais e Sintomas de Depressão. Esta seção fornece algumas informações básicas úteis.
Os critérios diagnósticos para depressão e todos os transtornos psiquiátricos são definidos no
Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais
(DSM)
.
A versão atual é a quinta revisão, por isso é referido como o DSM 5. A Associação Americana de Psiquiatria, a organização nacional de médicos especializados em psiquiatria, publica o DSM. Ele descreve os critérios diagnósticos para todos os transtornos psiquiátricos e fornece informações suplementares sobre os transtornos, como hereditariedade, outros transtornos que podem ser semelhantes, prevalência e curso da doença. Psiquiatras proeminentes e outros profissionais de saúde mental escrevem o DSM com base em pesquisas sugerindo como os transtornos psiquiátricos devem ser definidos. Ele é atualizado periodicamente à medida que novas informações se tornam disponíveis.
Limitações do diagnóstico de depressão
Uma limitação do DSM é que ele não é baseado nas causas biológicas dos transtornos. Na medicina, quase todos os distúrbios são definidos, pelo menos em parte, pela patologia subjacente ou pelo que é fisicamente errado no corpo. Ainda não entendemos bem a neurobiologia das condições psiquiátricas para usar a patologia como parte da definição. À medida que a ciência avança, isso pode ser possível no futuro. Por enquanto, estamos limitados a definições baseadas na existência de sintomas. O problema com isso é que pode haver mais de um processo patológico que pode levar ao mesmo conjunto de sintomas. Isto é pensado para ser verdade para a depressão. Existem muitas causas de depressão. Uma causa pode responder a um tratamento específico, enquanto outra não. É por isso que mais de um tratamento para a depressão deve ser tentado a fim de encontrar um que funcione para esse paciente em particular.
Outras Causas da Depressão
Outro distúrbio, um medicamento ou uma substância às vezes pode causar sintomas depressivos . Algumas condições médicas que podem causar sintomas depressivos incluem a doença de Crohn, diabetes, fibromialgia, doença cardíaca, hipotireoidismo, doença hepática, esclerose múltipla, artrite reumatóide, acidente vascular cerebral e traumatismo cranioencefálico. Uma variedade de medicamentos prescritos e drogas de abuso também podem causar sintomas depressivos. Assim, uma avaliação completa por um médico ou profissional de saúde mental é necessária para diagnosticar a depressão e descartar outras causas de sintomas.
, , ] ]