O Afrin é um medicamento de venda livre usado para aliviar a congestão nasal causada por condições como febre do feno, doenças do seio e alergias, relata o site MedlinePlus do Instituto Nacional de Saúde. Se você está atualmente usando ou planejando tratar sua congestão nasal com Afrin, é essencial entender como o medicamento funciona, examinando a natureza da medicação em si e seu mecanismo de ação dentro das passagens nasais.> Afrin contém o ingrediente ativo oximetazolina, uma amina simpatomimética de ação direta, de acordo com a Base de Conhecimento de Farmacogenômica. Quando pulverizado no nariz em uma névoa, este produto químico atua como um constritor vascular - o que significa que ele constringe, ou estreita, os vasos sanguíneos dentro do nariz em ordem, reduzindo o fluxo sanguíneo dentro das membranas nasais, como resultado.
As garrafas de Afrin vêm equipadas com um pequeno bocal de bomba que é projetado para ser inserido em cada narina para introduzir uma solução contendo oximetazolina nas passagens nasais. Rapidamente absorvida pelas membranas do nariz, a oximetazolina produz um alívio quase imediato da congestão ao contrair os vasos sangüíneos dentro das membranas nasais, abrindo as passagens nasais e permitindo uma respiração mais fácil.
Afrin Os efeitos descongestionantes geralmente duram de 10 a 12 horas, relata o MedlinePlus. É indicado para uso uma vez a duas vezes ao dia, conforme necessário, para limpar a congestão nasal e não deve ser usado por mais de três dias seguidos, devido à possibilidade de tolerância física. Usar spray de oximetazolina por mais tempo do que o indicado pode realmente resultar em sintomas exacerbados, congestão "rebote" devido à dependência do corpo de oximetazolina para abrir as vias nasais.
De acordo com o site do produto Afrin, existem cinco variedades da medicação disponíveis: Congestão Original, Grave, Sinus, Hidratação Extra e Toda a Noite. É vital observar que cada uma dessas formulações contém o mesmo princípio ativo, a oximetazolina, e todas compartilham o mesmo mecanismo de ação, apesar de seus diferentes rótulos de produtos.
Considerações
A oximetazolina trabalha rápida e eficientemente para diminuir congestão nasal, tornando Afrin uma opção sólida para o congestionamento grave. No entanto, devido ao potencial da medicação para realmente aumentar o congestionamento se usado por mais de alguns dias, você pode conversar com seu médico ou farmacêutico sobre diferentes opções de descongestionantes nasais, como formulações de comprimidos, incluindo fenilefrina e pseudoefedrina. Outra opção a ser considerada é um spray nasal salino, que - embora não seja um constritor vascular que forneça alívio imediato - pode ser usado com a freqüência necessária para aliviar alguns sintomas de congestão nasal relacionada a sinusite ou alergia. Converse com seu médico sobre qualquer congestão nasal crônica antes de usar Afrin para determinar se há uma causa - e não um sintoma - que pode ser tratada sem a necessidade de oximetazolina.