Uma hemorragia nasal, medicamente referida como epistaxe, ocorre quando a hemorragia nasal e libera o sangue através das narinas. A maioria das hemorragias nasais se origina do septo nasal, mas algumas podem vir de um local mais profundo do nariz. Embora uma hemorragia nasal possa ser assustadora, a maioria das condições que causam hemorragias nasais não é grave ou ameaça à vida.
Fratura Nasal
Uma fratura nasal ocorre quando trauma físico no nariz causa danos ou ruptura ao osso ou cartilagem em o nariz. Fraturas nasais ocorrem comumente como resultado de lesões durante esportes de contato, quedas ou acidentes de carro. A dor imediata e severa segue uma fratura nasal. Após a dor inicial, o nariz começa a sangrar e a respiração torna-se difícil. As áreas interna e externa do nariz incham e hematomas escuros se formam sob e ao redor dos olhos, de acordo com a Academia Americana de Otorrinolaringologia. Se uma fratura nasal ocorrer sem qualquer movimento do osso, o tratamento não é necessário. Fraturas que fazem o nariz mudar de posição podem exigir cirurgia. O septo nasal é uma parede fina que separa a cavidade nasal em duas passagens nasais. Em um caso ideal, o septo nasal divide as passagens nasais em dois espaços iguais. Aqueles com um desvio de septo têm um septo nasal que é deslocado para um lado, o que torna uma das passagens nasais menor que a outra. Um desvio de septo pode estar presente ao nascimento ou pode se desenvolver mais tarde na vida como resultado de uma lesão no nariz. Os sintomas de um desvio de septo incluem hemorragias nasais, dificuldade em respirar, congestão nasal, infecções sinusais recorrentes e respiração ruidosa durante o sono, de acordo com MayoClinic.com. Se os sintomas forem suportáveis, adultos com desvio de septo podem não precisar de tratamento. Se os sintomas forem graves e a respiração estiver significativamente obstruída, pode ser necessária cirurgia para corrigir o desvio.
Doença de Von Willebrand
O sangue contém proteínas chamadas fatores de coagulação que permitem que o sangue coagule para interromper o sangramento. Se alguma dessas proteínas estiver faltando, o sangue não pode coagular adequadamente, o que resulta em sangramento excessivo ou anormal. A doença de von Willebrand é uma condição hereditária na qual o fator von Willebrand está ausente do sangue. Isso resulta em sangramento menstrual anormal, sangramento na gengiva, sangramento excessivo de um corte, hematomas, erupções cutâneas e hemorragias nasais. A maioria dos casos da doença de von Willebrand é leve e pode ser controlada com medicamentos, de acordo com o MedlinePlus. Alguns casos podem exigir injeções regulares de plasma sanguíneo que contenham fator von Willebrand.