O zolpidem, nome de marca Ambien, é um auxiliar de sono que desacelera o sistema nervoso central. Ele age como um depressivo para ajudar os usuários a adormecer mais rápido e com mais tranqüilidade. Ele também está disponível em um formulário de liberação de tempo mais duradouro para ajudar os usuários a permanecerem no sono por um período de 8 horas. Os efeitos colaterais podem aparecer devido a doses excessivas e uso prolongado.
Perda de Eficácia
O zolpidem geralmente não é prescrito para uso em longo prazo devido à perda de eficácia do medicamento ao longo do tempo. MayoClinic.com afirma que a perda de eficácia durante um longo período de tempo é comum para a maioria dos auxiliares de sono, incluindo o zolpidem. É aconselhável que o zolpidem seja utilizado apenas durante uma a duas semanas e depois espere um período de tempo antes de voltar a utilizá-lo. Por quanto tempo o medicamento é usado e em qual dosagem deve ser discutido e cuidadosamente planejado entre o usuário e seu médico.
Tontura ao Descontinuar
O uso prolongado de zolpidem pode deixar os usuários tonto. Drugs.com afirma que cerca de 5 por cento das pessoas que usaram a droga por 28 a 35 noites relataram se sentirem tontas quando pararam de usar a ajuda do sono. Isso ocorreu quando doses de até 10 mg foram usadas e foram diferenciadas dos pacientes tratados com placebo.
Letargia e sentimento drogado
Drugs.com relata que pacientes que usaram zolpidem por até 35 noites consecutivas queixaram-se de sentindo-se letárgico e drogado. O site cita um estudo no qual 152 pacientes tomaram pelo menos 10 mg da droga durante um período de 28 a 35 dias; 11 relataram letargia ou sonolência, e 3 relataram sentir-se drogadas. Em comparação, apenas 5 dos 161 usuários de placebo relataram sentimentos de sonolência. , , ] ]