A melatonina é um hormônio produzido no corpo pela glândula pineal e também produzido no trato gastrointestinal. Este hormônio desempenha um papel fundamental na sincronização dos ritmos circadianos e ajuda a regular o ciclo de sono-vigília em mamíferos. Além dessa função, a melatonina é um potente antioxidante que protege o organismo dos danos provocados pelos radicais livres. Embora a melatonina sintética tenha ganhado popularidade nos últimos tempos como um suplemento nutricional, a melatonina pode ser encontrada em uma variedade de alimentos.
Fontes
Alimentos comuns como o azeite, o vinho e até mesmo a cerveja são fontes ricas do alimento. hormônio. A melatonina também é encontrada em muitas frutas e vegetais comuns, incluindo tomate, casca de uva, cereja e nozes. Embora a maioria desses alimentos contenha quantidades significativamente menores de melatonina do que a dose tipicamente encontrada em um suplemento, incorporar uma variedade desses alimentos à dieta é fácil e pode fornecer quantidades benéficas do composto.
Quantidades de
Uma consideração importante é se o corpo pode obter quantidades suficientes de melatonina apenas com a comida. Uma revisão abrangente recente no Journal of Pineal Research cita estudos que mostram aumentos significativos nos níveis de melatonina e no status antioxidante no sangue de pessoas que consumiram alimentos ricos em melatonina.
Benefícios para a saúde