casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

O vinho tinto afeta os sonhos?

O vinho tinto é benéfico para diminuir os riscos de câncer de pulmão, doenças cardíacas e doença de Alzheimer, além de ajudar a adormecer. As pessoas freqüentemente ingerem álcool como auxiliares de sono. Uma pesquisa publicada em "Sleep", em maio de 1999, descobriu que 28% dos insones bebiam álcool para ajudá-los a dormir. Sessenta e oito por cento dos insones disseram que o álcool era eficaz para ajudá-los a adormecer. No entanto, o vinho tinto pode afetar negativamente o sono e sonhar.

Benefícios

O vinho tinto não só sabe bem e pode melhorar sua saúde, a pesquisa sugere que o vinho tinto ajuda as pessoas a adormecer mais facilmente, de acordo com um artigo sobre o site do Daily Mail publicado em junho de 2006. As peles de uva contêm o hormônio melatonina, que regula o seu ciclo de sono-vigília. A melatonina também é um poderoso antioxidante que combate o envelhecimento e é importante para a libido. Seu corpo produz melatonina na glândula pineal do cérebro. O vinho branco não oferece este benefício porque os fabricantes de vinho branco removem as cascas da uva. Os vinhos tintos mais ricos em melatonina incluem cabernet sauvignon, merlot e chianti.

Estados do sono

Embora o consumo de álcool possa reduzir o tempo que você leva para adormecer, ele pode causar um sono menos tranqüilo. Seu corpo alterna entre dois estados diferentes de sono à noite. O primeiro estado é chamado de sono de ondas lentas porque as ondas cerebrais são lentas durante esse período. A seguir, SWS é o sono de movimento rápido dos olhos, durante o qual os olhos se movem rapidamente. REM é quando você sonha. Beber álcool dentro de uma hora antes de adormecer pode atrapalhar a segunda metade do seu ciclo de sono, fazendo com que você perca períodos de REM. Também faz voltar a dormir desafiador.

Tirosina

O vinho tinto contém um neurotransmissor chamado tirosina. Os neurotransmissores são mensageiros químicos no cérebro. Consumir tirosina pode fazer você acordar durante a noite e causar palpitações no coração. O Chianti é particularmente rico em tirosina. Mesmo consumir vinho ou outros alimentos que contêm tirosina - como chá, queijo envelhecido, carnes fermentadas e chocolate - pela manhã pode atrapalhar seu sono, diminuindo sua oportunidade de sonhar. A tirosina anima seu cérebro e faz você se sentir hiper. Comer alimentos ricos em tirosina com carboidratos pode combater os efeitos da tirosina e ajudá-lo a relaxar. Os carboidratos contêm triptofano, o que acalma o cérebro.

Tipos de sonho

Beber vinho tinto e outros tipos de álcool não só atrapalha a segunda metade do seu tempo de sono, como também pode causar sonhos ruins ou incomuns. Você não pode experimentar um sono de qualidade profunda até que o álcool saia do seu corpo. Portanto, você pode ter sonhos estranhos quando o álcool deixa o seu corpo e o estado do sonho REM interfere no estado de sono profundo que o álcool estava evitando. Também porque seu corpo metaboliza o álcool rapidamente, no meio da noite ele pode passar pela abstinência do álcool; sintomas de abstinência incluem pesadelos, sudorese e sonhos vívidos.