Uma pesquisa de 2010 no "Journal of Sleep Research" indica que até 40% dos adultos sofrem de insônia. Muitas opções de tratamento para esses distúrbios do sono estão disponíveis. Ainda uma revisão de 2008 em "Prescrire International" incentiva as pessoas a evitar pílulas para dormir de prescrição. Essas drogas podem melhorar a qualidade do sono, mas também causam efeitos colaterais. Um relatório de 2009 em "Sleep Medicine" sugere que muitas pessoas optam por tratamentos sem receita. Essas opções prontamente disponíveis incluem drogas, ervas e hormônios. No entanto, apenas alguns destes medicamentos são cientificamente comprovados para ser eficaz. Diphenhydramine
Difenidramina cloridrato é um medicamento anti-histamínico encontrado em muitos produtos over-the-counter. " analisou os efeitos da difenidramina em pessoas com insônia. Os resultados indicam que 50 mg de difenidramina administrada por 14 dias aumentaram a eficiência do sono e reduziram a gravidade da insônia quando comparados ao placebo. A droga foi bem tolerada e não teve efeitos depois.
Doxylamine
succinato de doxilamina é outra droga anti-histamínico encontrada em vários medicamentos prontamente disponíveis. De acordo com a atualização de 2009 no "Drug Bank", é a droga hipnótica mais potente disponível sem receita médica. Um estudo de 1985 em "Clinical Pharmacology and Therapeutics" mostra que 25 mg de doxilamina aumentaram várias medidas de qualidade do sono em indivíduos saudáveis. Estes efeitos foram obtidos após uma única administração do anti-histamínico. Curiosamente, este experimento também descobriu que a combinação de 25 mg de doxilamina e 1 g de acetaminofeno teve efeitos ainda maiores. Os sujeitos, no entanto, muitas vezes relataram sentir-se "drogados" depois de receber doxilamina.
Valeriana
Valeriana é uma erva criada pelo processamento das raízes da planta com flores Valeriana officinalis. Está disponível como suplemento de ervas na maioria das lojas de produtos naturais. Uma revisão de 2010 em "Sleep Medicine" revela que a valeriana se mostra promissora como uma ajuda para dormir sem receita médica. "Sleep", mostra que a combinação de valeriana e lúpulo reduziu a severidade da insônia e melhorou a qualidade de vida após 28 dias de tratamento. Valerian não causou reações adversas neste experimento.
Kava
Kava é uma erva feita a partir das raízes da planta Piper methysticum. Está disponível como suplemento de ervas na maioria das lojas de produtos naturais. Um relatório de 2001 em "Phytotherapy Research" testou 120 mg de kava administrada por via oral a pessoas com insônia por 6 semanas. Os resultados revelam que a kava diminuiu o estresse e melhorou o sono. No entanto, 42% dos pacientes relataram efeitos colaterais menores, como tontura. Além disso, alguns produtos de kava podem causar danos ao fígado. Uma análise de 2004 em "Ciências Toxicológicas" sugere que esse problema pode ser evitado pela ingestão apenas das raízes da planta kava.
Melatonina
A melatonina é um hormônio liberado pela glândula pineal. Pode ser sintetizado e colocado em forma de pílula. Como as ervas, a melatonina está disponível na maioria das lojas de produtos naturais. Um relatório de 2009 em "Envelhecimento: Pesquisa Clínica e Experimental" mostra que 5 mg de melatonina administrados por 60 noites aumentaram a qualidade do sono e diminuíram os escores de depressão em pessoas idosas com insônia. De fato, a melatonina foi eficaz o suficiente para permitir que muitos desses pacientes parassem de tomar seus remédios para dormir prescritos. Nenhum efeito colateral significativo do tratamento com melatonina foi observado.