A fibromialgia é um distúrbio caracterizado por dor generalizada e pontos do corpo sensíveis que doem quando a pressão é aplicada. Os pacientes apresentam problemas cognitivos e de sono, síndrome do intestino irritável e rigidez corporal matinal. Como a fibromialgia não pode ser confirmada por exames laboratoriais, os médicos diagnosticam a doença com base em sintomas também comuns a outras condições, observa o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA. Pacientes com fibromialgia, muitas vezes solicitam orientações dietéticas específicas para melhorar os sintomas da fibromialgia.
English Español Français. .com, a evidência ainda está faltando. Não foram estabelecidas regras de dieta universalmente aplicáveis, embora alguns pacientes relatem benefícios anedóticos ao comer ou evitar alimentos específicos.
Diretrizes Dietéticas
A Fundação Artrite recomenda que você faça uma dieta balanceada para gerenciar sua fibromialgia e contribua para sua saúde geral. Coma uma variedade de alimentos; incluem mais grãos integrais, legumes e frutas. Limite sua ingestão de gordura a não mais que 30% de suas calorias e reduza suas calorias de sal e açúcar também. Consumir apenas uma quantidade moderada de álcool.
Recomendações de alimentos
Você pode reduzir seus sintomas comendo uma variedade de antioxidantes, afirma a Universidade de Maryland Medical Center. Antioxidantes incluem mirtilos, tomates e espinafre. Coma proteínas mais magras, como peixe e feijão de água fria. Adicione tofu, se você não for alérgico a produtos de soja. Use óleos de cozinha saudáveis, como o azeite, e consuma de seis a oito copos de água filtrada todos os dias. Consulte o seu médico sobre suplementos para deficiências nutricionais.
Alimentos Inibidores do Sono
Como os sintomas da fibromialgia incluem dificuldades de sono, limitar as substâncias que afetam sua capacidade de obter um sono reparador. Minimize suas bebidas antes de dormir para não precisar de uma visita ao banheiro pela manhã, recomenda Drugs.com. Limite ou evite a cafeína no café, refrigerantes e chocolate; a cafeína também inibe seu sono. Bebidas alcoólicas, ervas, suplementos e remédios para resfriado podem afetar sua qualidade de sono também.
MSG e Aspartame
Em 2001, pesquisadores do Malcolm Randall Veterans Affairs Medical Center em Gainesville, Flórida, seguiram quatro mulheres. pacientes com fibromialgia. As mulheres tentaram muitos tratamentos sem muito sucesso. Os pacientes eliminaram completamente o glutamato monossódico, ou MSG, e o aspartame dos planos alimentares. Os sintomas da fibromialgia foram melhorados em meses e retornaram quando o MSG foi comido novamente. Como este foi um estudo limitado, sem resultados estatisticamente significativos, os pesquisadores recomendaram novos estudos com grupos maiores de pacientes.