casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Causas da dor de cabeça da manhã

Algumas pessoas acordam descansadas de manhã. Outros acordam com uma dor de cabeça matinal debilitante. Maurice M. Ohayon diz em seu artigo de pesquisa sobre dores de cabeça matinais que uma em cada 13 pessoas é afetada por dores de cabeça matinais, e as mulheres são mais propensas que os homens. Ele também descobriu que aqueles com idades entre 45 e 64 anos tinham o maior risco de ter dores de cabeça matinais, assim como aqueles que estavam desempregados ou donas de casa. As principais causas de dores de cabeça matinais são depressão e /ou ansiedade, apneia do sono ou bruxismo do sono. Além disso, o consumo excessivo de álcool leva a dores de cabeça matinais, diz Ohayon.

Ansiedade e /ou depressão

Baseado em um questionário por telefone de quase 20.000 pessoas no Reino Unido e outros países europeus, com 15 anos de idade e mais velhos, Ohayon descobriu que os fatores mais significativos correlacionados com as dores de cabeça matinais eram ansiedade e depressão. Indivíduos com ansiedade tiveram cerca de duas vezes o risco de dor de cabeça matinal em comparação com aqueles sem ansiedade. Aqueles com transtorno depressivo maior sozinho tiveram 2,7 vezes o risco de cefaléia matinal. O risco foi maior para aqueles com transtornos ansiosos e depressivos, que tiveram um risco 3,5 vezes maior de sofrer de dores de cabeça matinais. Curiosamente, o uso de medicamentos ansiolíticos exacerbou o risco de dores de cabeça matinais.

Apnéia Obstrutiva do Sono

Apnéia obstrutiva do sono - um distúrbio no qual o indivíduo pára por alguns instantes e recomeça a respirar várias vezes a cada noite - é comum causa de dores de cabeça de manhã, diz Jeanetta C. Rains, Ph.D., em um artigo sobre distúrbios do sono e dor de cabeça. De acordo com Rains, a dor de cabeça matinal ocorre em até 74% daqueles com apnéia do sono. Tratamento para a apnéia do sono geralmente melhora a síndrome da dor de cabeça.

Chuvas diz que os tratamentos primários para apnéia do sono incluem tratamento de alergias nasais, perda de peso entre aqueles que estão acima do peso, aparelhos orais e CPAP. De acordo com a Academia Americana de Otorrinolaringologia, CPAP fornece fluxo de ar contínuo ao paciente com o uso de uma máscara ou almofadas nasais especiais e cria pressão para que as vias aéreas permaneçam abertas. CPAP é um tratamento para apneia obstrutiva do sono e ronco.

Em um artigo sobre apnéia do sono e cefaléia matinal, N.K. Loh e seus colegas estudaram 48 pacientes com apnéia do sono e cefaléia matinal e descobriram que as cefaleias eram geralmente breves - cerca de 30 minutos - e sua frequência e gravidade correlacionavam-se diretamente com a gravidade da apneia do sono.

Dos 29 sujeitos foram tratados com CPAP, todos relataram que suas dores de cabeça melhoraram em cerca de 80%. Em contraste, indivíduos com enxaqueca, tipo de tensão e outras dores de cabeça tiveram apenas uma melhora mínima com o tratamento de sua apneia do sono. Estima-se que 8% dos adultos triturem seus dentes à noite - bruxismo do sono - e essa é uma das causas das dores de cabeça matinais, de acordo com os profissionais da odontologia Gilles Lavigne e Sandrom Palla em seu artigo de 2010, intitulado "Transient Morning Headache". O bruxismo do sono também pode ser acompanhado por outros problemas, como o ronco e a apneia do sono. Lavigne e Palla dizem que as soluções incluem evitar o álcool por completo, evitar grandes refeições à noite, manter um horário regular de sono e reduzir o peso se o paciente estiver acima do peso ou obeso. Se o paciente também tiver problemas com o ronco, um dispositivo dental pode ser recomendado apenas para o tempo de sono. Eles também notaram que muitas vezes os dentistas trabalham com os especialistas do sono para gerenciar os distúrbios do sono com mais eficácia. Ohayon descobriu que os indivíduos que consomem seis ou mais bebidas alcoólicas por dia tinham um risco elevado de dores de cabeça matinais. , , ] ]