A maioria das pessoas experimenta algum tipo de mudança em seu humor e comportamento quando as estações mudam. Mudanças na quantidade de luz ambiental disponível ao longo das estações podem ter um efeito profundo na química do seu corpo. Alguns indivíduos percebem uma diminuição nos níveis de energia e exigem mais sono à medida que a luz diminui. Outras possíveis mudanças comportamentais incluem isolamento da família e dos amigos, ou um aumento no consumo de alimentos e cafeína.
Sazonalidade Humana
A evidência mais forte da sazonalidade humana vem na forma de depressão de inverno, ou Sazonal Afetiva Transtorno (SAD). Indivíduos com SAD geralmente sofrem episódios depressivos a partir do final do outono ou início do inverno, e começam a se sentir melhor quando a primavera ou o verão se aproximam. Viver em uma localidade do norte com invernos rigorosos e escuridão prolongada pode afetar seus níveis de melatonina, um hormônio que afeta o sono. Quando o horário de verão diminui, os níveis de melatonina aumentam, o que pode causar fadiga e depressão para alguns. A escuridão prolongada também interrompe o ritmo circadiano do corpo porque a exposição reduzida à luz solar faz com que o corpo esteja dormindo quando deveria estar acordando. A luz fornece dicas ambientais que influenciam a dilatação da pupila, o estado de alerta, a freqüência cardíaca e os níveis de melatonina. Na verdade, a luz que entra na retina do olho realmente define o seu ritmo circadiano.
Essa resposta às estações pode acontecer ao contrário quando o clima fica quente e ensolarado, e seu corpo começa a receber exposição prolongada à luz. . Algumas pessoas experimentam insônia, ou ficam mais ansiosas, irritáveis e hiperativas durante a primavera e o verão. Esta condição é chamada de Transtorno Afetivo Sazonal Reverso.
O ritmo circadiano de cada pessoa é diferente, dependendo de sua genética e circunstâncias ambientais. Além disso, com o aumento da urbanização, as pessoas tendem a passar mais tempo trabalhando em ambientes internos em escritórios sem janelas do que em épocas passadas. A falta resultante de luz solar pode causar uma diminuição nos níveis do corpo de vitamina D, serotonina e dopamina, que podem afetar a química do cérebro.
Terapia de luz, ou foto terapia, foi encontrada para ser extremamente útil para aliviar alguns sintomas depressivos. O tratamento com luz usa luzes artificiais para imitar a luz do lado de fora, desencadeando mudanças no cérebro que podem ajudar a elevar os níveis de serotonina e dopamina. Você também pode usar simuladores de amanhecer que imitam o nascer do sol para ajudá-lo a acordar sem sentir-se grogue. Trinta minutos de exercício diário também podem ajudar a equilibrar a química do cérebro e aumentar seus níveis de energia. Nos casos mais leves de SAD, a adição de ácidos graxos ômega-3 extras a uma dieta já balanceada mostrou aliviar alguns sintomas depressivos. Se você perceber que tem um padrão sazonal de depressão de inverno e sentir que seus sintomas são graves, procure ajuda de um profissional. Tente manter um diário de mudanças comportamentais para que você possa fornecer informações precisas sobre seus sintomas ao seu médico. Pratique um estilo de vida saudável todos os dias para que você possa aproveitar todas as estações do ano.
, , ] ]