Sabemos que a fibromialgia é uma condição com dor generalizada e vários outros sintomas. Embora existam medicamentos que ajudem a aliviar os sintomas, um aspecto igualmente importante do tratamento é o autocuidado e o gerenciamento eficaz das atividades do dia a dia. Aprender essas ferramentas dá aos pacientes algum controle sobre sua doença e eles podem ser uma parte eficaz do seu próprio tratamento e bem-estar.
Reduzir os estímulos dolorosos
Como a fibromialgia é uma condição de sentir dor e desconforto mais facilmente do que outros , os pacientes devem reduzir sua exposição a coisas que possam causar dor ou desconforto. Eles também devem evitar a sobrecarga sensorial. Pacientes com fibromialgia podem ser sensíveis a ruídos altos ou luzes brilhantes que podem causar dores de cabeça. Limitar o tempo em grandes multidões também pode ajudar a prevenir dores de cabeça ou estresse.
Além disso, alguns pacientes acham que o calor excessivo ou frio pode ser um gatilho para seus sintomas físicos. Portanto, eles devem evitar saunas ou certificar-se de que estejam adequadamente vestidas para o clima. Se os sintomas de um paciente incluem tontura, eles devem diminuir quando mudar de posição do corpo. Se eles têm dor no pescoço ou nas costas, o que é extremamente comum na fibromialgia, eles querem minimizar a sobrecarga ou levantar coisas pesadas. Como a energia limitada, como os pacientes com fibromialgia têm uma quantidade limitada de energia todos os dias , eles devem acompanhar suas atividades e exercícios. Eles têm que ter cuidado para não usar toda a sua energia muito rapidamente, pois isso pode se esgotar e sentir fadiga severa pelo resto do dia. Assim, é muito importante dividir as atividades e economizar energia para as coisas que elas querem ou precisam fazer. Por exemplo, normalmente nós encorajamos os pacientes a subir as escadas ao invés de um elevador para serem ativos, mas para um paciente com fibromialgia, eles podem querer economizar essa energia para exercícios ou outras atividades no final do dia.
O exercício é um aspecto muito importante no tratamento da fibromialgia. Isso inclui exercícios aeróbicos e treinamento com pesos. Exercício pode ajudar com a redução da dor, melhorando o humor e outros sintomas de fibromialgia, se feito corretamente. Algumas dicas para reduzir a dor durante o exercício são:
Limite o movimento excêntrico, que é o movimento de um músculo ativo durante o alongamento sob carga. Um exemplo de movimento excêntrico é quando alguém está abaixando lentamente um haltere enquanto faz um bíceps. Em vez de abaixar o haltere na mesma velocidade em que você o levanta, um paciente com fibromialgia encurta o tempo para diminuir o peso. Por exemplo, eles enrolarão o haltere por 6 segundos, depois endireitarão o braço por apenas 3 segundos e depois descansarão por mais 3 segundos. Um bom fisioterapeuta ou personal trainer pode ser útil nesse sentido.
Enquanto estiver na academia, use pesos baixos, evite gastar muita energia e faça várias atividades de levantamento de peso para fortalecer grupos musculares diferentes. e não sobrecarregar uma única parte do corpo.
Cochilos antes do exercício podem ser úteis para ter energia adequada para um treino.
O exercício entre as 10h e as 15h pode ser o melhor momento devido ao aumento dos níveis de energia.
sono adequado
O sono adequado e de qualidade é extremamente importante em pacientes com fibromialgia. Eles devem praticar uma boa higiene do sono e permitir bastante tempo para dormir. Boas práticas de higiene do sono incluem ausência de cafeína após as 14h, sem álcool, sem exercício por várias horas antes de dormir, sem televisão, internet ou outras atividades estimulantes pelo menos uma hora antes de ir para a cama. a visão de uma pessoa, energia, sono e dor. É muito importante que os pacientes com fibromialgia tenham uma visão positiva da vida e não pensem o pior em todas as situações. Alguns pacientes com fibromialgia trabalham com um psicólogo e passam por terapia cognitivo-comportamental para aumentar o pensamento positivo.
Nutrição Não há muitas evidências de que nutrientes específicos são úteis na fibromialgia. Uma dieta bem equilibrada é recomendada, no entanto. Algumas pesquisas dizem que a suplementação de vitamina D pode ser útil para reduzir a dor muscular, mas como a vitamina D é uma vitamina armazenada no seu corpo, você pode tomar uma dose excessiva, portanto os níveis apropriados devem ser monitorados pelo seu médico.
pesquisa indicou que comer MSG (glutamato monossódico) pode agravar os sintomas da fibromialgia. O MSG pode ser encontrado em muitos alimentos, incluindo sopas enlatadas, restaurantes chineses, jantares congelados, fast foods, temperos para macarrão, carne e caldo de galinha (a menos que seja baixo teor de sódio). É recomendável procurar MSG nos rótulos dos alimentos e evitá-lo.
O bom autocuidado é uma maneira essencial de controlar os sintomas da fibromialgia. É útil ter expectativas realistas, conhecer seus limites, comunicar seus limites e envolver seus amigos e familiares para apoiar suas escolhas de estilo de vida que reduzem seus sintomas.
, , ] ]