Streptococcus pneumoniae O Streptococcus pneumoniae, também conhecido como S. pneumoniae e pneumococo, é uma causa comum de infecção bacteriana. O texto de referência médica, "Princípios e Práticas de Doenças Infecciosas", observa que o pneumococo geralmente causa pneumonia, sinusite, meningite e infecções do ouvido médio. Outras infecções potencialmente causadas por S. pneumoniae incluem endocardite, uma infecção do coração; artrite stica, uma infeco articular; celulite, uma infecção profunda na pele; e peritonite, infecção da cavidade abdominal. As bactérias pneumocócicas possuem cápsulas que circundam as bactérias. A cápsula interfere com a fagocitose, uma resposta do sistema imunológico que envolve a ingestão e a morte de bactérias invasoras. A evasão desta importante defesa do sistema imunológico permite a invasão tecidual necessária para causar infecção. As vacinas pneumocócicas diminuem acentuadamente o risco de infecções por S. pneumoniae.
Streptococcus do grupo A
As bactérias Streptococcus do grupo A, também conhecidas como Streptococcus pyogenes, geralmente colonizam a pele e a garganta. A colonização é um estado de portador em que as bactérias habitam um local sem causar doença. No entanto, mudanças sutis no estado de saúde de uma transportadora podem alterar as condições de forma suficiente para que as bactérias colonizadoras invadam e causem doenças. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças relatam que infecções comuns por estreptococos do grupo A incluem infecções na garganta e impetigo, uma infecção superficial da pele. O estreptococo do grupo A também causa infecções cutâneas mais profundas, incluindo celulite e erisipela. A fasciite necrosante, ou gangrena estreptocócica, é a mais grave das infecções cutâneas do grupo A. Esta infecção rapidamente progressiva se espalha da pele para os tecidos subjacentes, causando a morte generalizada do tecido. A destruição dos tecidos pode levar a desfiguração ou amputação significativa. O Dr. Kenneth Todar observa em “Todar's Online Textbook of Bacteriology” que outras infecções causadas por estreptococos do grupo A incluem amigdalite, infecções do ouvido médio, sinusite, pneumonia, artrite séptica, osteomielite, meningite, endocardite e miosite - uma infecção muscular.> Streptococcus do grupo B
Streptococcus do grupo B, também conhecido como Streptococcus agalactiae, é uma importante causa de infecção em recém-nascidos e mulheres grávidas. As bactérias geralmente colonizam o reto feminino e a vagina. Durante a gravidez, as bactérias podem invadir os tecidos relacionados à gravidez. Tanto a mulher grávida quanto o bebê podem estar infectados. A Dra. Christina Phares e seus colegas relatam em um artigo de 2008 publicado no The Journal of American Medical Association que aproximadamente 50% das gestações associadas à infecção por estreptococos do grupo B dos órgãos reprodutivos ou tecidos relacionados à gravidez resultam em morte fetal. Além da infecção durante a gravidez, os bebês podem contrair o estreptococo do grupo B durante o processo de parto, podendo levar à infecção da corrente sanguínea, meningite ou pneumonia.