A dor de garganta e a febre da criança são sintomas do resfriado comum, de acordo com a DrGreene.com. Os resfriados são considerados a doença infecciosa número um nos Estados Unidos. O resfriado comum é o resultado de pegar um dos mais de 100 vírus diferentes, de acordo com a KidsHealth. Se uma criança desenvolve uma dor de garganta e febre, marcar uma consulta com o pediatra para o diagnóstico adequado e opções de tratamento.
Causas
Crianças são mais suscetíveis à captura de vírus do resfriado porque seus sistemas imunológicos estão se desenvolvendo e são mais vulnerável do que um adulto, de acordo com o Baby Center. Quando uma criança tem um vírus, ela irá gerar inflamação na garganta, causando dor e dor. Se a criança desenvolve febre, é um sinal claro de que seu corpo está tentando matar um germe intruso. O corpo da criança vai aumentar a temperatura para dificultar a reprodução do vírus.
Sintomas exclusivos
Se os únicos sintomas que a criança tem são dor de garganta e febre, então ele pode ter um vírus mais específico , localizado exclusivamente na garganta. Esta condição é chamada de faringite, de acordo com o MedlinePlus. A faringite é tratada da mesma forma que o resfriado comum, com repouso, aumento de líquidos e analgésicos.
Outros sintomas
Se houver mais sintomas do que apenas dor de garganta e febre, a criança provavelmente tem resfriado comum, de acordo com DrGreene.com. Outros sintomas incluem congestão nasal, corrimento nasal e espirros. A criança desenvolverá tosse, parecerá letárgica e exibirá falta de apatita, segundo o Baby Center. Em casos de resfriado comum e faringite, a febre da criança deve permanecer entre 100 e 102 graus Fahrenheit. Qualquer temperatura acima de 102 é mais grave e requer avaliação médica imediata.
Antibióticos não são usados para tratar uma dor de garganta e febre, a menos que seja o resultado de bactérias, de acordo com DrGreene.com. A maioria dos tratamentos para dor de garganta e febre em uma criança são medicamentos de venda livre para reduzir os sintomas. KidsHealth adverte que os medicamentos para resfriado sem receita não são recomendados para a maioria das crianças com menos de seis anos, a menos que prescritos por um pediatra. A dor de garganta pode ser tratada com paracetamol de força infantil. Nunca dê uma aspirina para crianças.
Prevenção
Para evitar a propagação de vírus que podem causar dor de garganta e febre em bebês, lave as mãos com frequência e mantenha a criança em casa. Não envie uma criança doente para a creche ou pré-escola. KidsHealth afirma que os vírus geralmente são mais contagiosos dois a quatro dias após o aparecimento dos sintomas. Mantenha a criança no mesmo local e tenha cuidado com a quantidade de exposição que outros membros da família têm à criança.