Os pacientes podem encontrar o tratamento padrão para um ombro quebrado mais focado em remédios passivos, como o alívio da dor, do que no reparo cirúrgico ativo. Isso porque a maioria das fraturas da clavícula, ou da clavícula, envolve quebras limpas podem se resolver sozinhas. De acordo com a Cleveland Clinic, menos de 20% dessas lesões exigirão manipulação ou cirurgia para colocar os ossos na posição adequada para a cura. A anatomia não lesionada no lado afetado deve ser mantida confortável e em forma, enquanto o ombro cicatriza.
Imobilização
As propriedades regenerativas do tecido ósseo permitem que as fendas se consertem quando a área permanece adequadamente estável. A estabilidade musculoesquelética natural do corpo, no entanto, desaparece após uma fratura óssea. Paramédicos e médicos do pronto-socorro restauram essa condição imobilizando os ombros quebrados.
A Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos observa que uma ruptura resulta em um ombro flacido, que deve ser colocado de novo em alinhamento para curar. Se os fragmentos ósseos não forem deslocados, um envoltório do ombro e uma funda podem completar este tratamento. Se a clavícula ou partes do osso do úmero tiverem sido quebradas, o pessoal médico pode precisar manipular os ossos de volta no lugar e prendê-los artificialmente com pinos ou outros dispositivos.
Os pacientes terão que mover o ombro lesionado como o mínimo possível, mas mantenha a mobilidade no braço, cotovelo, punho e mão durante a recuperação. Médicos ou fisioterapeutas fornecerão diretrizes para exercícios de repouso e flexibilidade. Enquanto um ombro quebrado pode demorar até 12 semanas para cicatrizar, de acordo com o grupo de Medicina Esportiva da Universidade de Buffalo, a vantagem deste período de descanso é o alívio da dor ao invés de estresse ósseo adicional. A terapia do gelo, o clássico tratamento atlético para lesões traumáticas, funciona para qualquer adulto ou criança que sofra uma fratura na clavícula. Imediatamente após a lesão, a dor e o inchaço podem ser intensos por vários dias. O grupo UB Sports Medicine recomenda aplicações de até 30 minutos em intervalos de três horas para a inflamação e alívio da dor.
Analgésicos
Os pacientes podem suplementar compressas frias com medicação para aliviar o desconforto. A Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos sugere ibuprofeno, acetaminofeno ou aspirina para dor após uma fratura da clavícula.
Cirurgia
Os médicos geralmente realizam a cirurgia logo após uma fratura óssea no ombro para reconstruir uma postura saudável. Fragmentos ósseos deslocados serão rearranjados enquanto o paciente é anestesiado. A Cleveland Clinic observa que tecidos articulares ou musculares danificados adjacentes ao ombro quebrado também podem exigir reparo cirúrgico.