Dor de cabeça da coluna vertebral
Quando a coluna vertebral é colocada, pode ocorrer vazamento do líquido cefalorraquidiano (LCR) para o espaço da coluna. Quando isso acontece, a pressão no cérebro cai do nível normal e resulta em dor de cabeça. De acordo com a Mayo Clinic, quase 30% dos pacientes que sofrem de raquianestesia experimentam uma dor de cabeça espinhal. Enquanto alguns pacientes experimentam uma leve dor de cabeça, outros experimentam dores de cabeça debilitantes que interferem com sua capacidade de recuperação após a cirurgia.
A cafeína é um estimulante que pode ajudar a reduzir a dor de uma dor de cabeça espinhal, causando os vasos sanguíneos no cérebro se contraem, o que poderia aumentar a pressão do LCR no cérebro. Seu anestesiologista pode optar por administrar cafeína por meio de sua intravenosa. Enquanto o uso de cafeína oral pode reduzir temporariamente a dor de dores de cabeça espinhal, os pacientes muitas vezes notam que a dor retorna mais tarde. Outros tratamentos
Enquanto a cafeína é uma parte do tratamento de uma dor de cabeça de raquianestesia, seu médico pode recomendar outros métodos de tratamento. Seu médico pode aconselhar que você use hidratação oral, analgésicos e repouso no leito como método de primeira linha de tratamento. Se sua dor de cabeça persistir por mais de 24 horas, você pode ser um candidato a um remendo de sangue epidural, ou EBP. Para um PBE, o seu anestesiologista injeta um pouco do seu sangue no espaço da coluna vertebral. Quando os coágulos sangüíneos, ele corrige o buraco e previne mais vazamentos de líquido cefalorraquidiano (LCR).