Cirurgia de bypass gástrico é uma operação de perda de peso realizada para ajudar pacientes obesos a perder peso, de acordo com MayoClinic.com. A cirurgia de bypass gástrico torna o estômago menor e permite que a comida contorneia parte do intestino delgado para diminuir a absorção de alimentos. A perda de peso resulta quando menos comida é absorvida. Formação de uma hérnia interna é uma complicação do bypass gástrico.
Anemia
Os pacientes podem experimentar sintomas de fadiga após a cirurgia de bypass gástrico devido a baixos níveis de sangue e baixos níveis de vitamina B12, de acordo com MedlinePlus. Pacientes submetidos à cirurgia de bypass gástrico perdem sangue contendo glóbulos vermelhos, resultando em anemia. Fadiga é um sintoma de anemia. Os pacientes se cansam facilmente devido à falta de oxigenação dos tecidos. A redução do tamanho do estômago pode causar uma diminuição na quantidade de vitamina B12 absorvida pelo estômago, resultando em anemia perniciosa. A vitamina B12 é necessária para a formação adequada de glóbulos vermelhos.
Dor abdominal
Os pacientes com hérnia interna após a cirurgia de bypass gástrico também podem experimentar fadiga devido à dor abdominal. Hérnia interna provoca dor, desconforto e inchaço localizado na superfície do estômago, de acordo com BariatricTimes.com. Pacientes que experimentam dor abdominal intensa devem procurar atendimento médico.
Obstrução intestinal
Os pacientes com hérnia interna após o bypass gástrico podem apresentar obstrução do intestino delgado, de acordo com o BariatricTimes.com. Os intestinos protruídos bloqueiam o movimento normal dos alimentos através do trato digestivo. Os pacientes podem sentir fadiga quando a hérnia interna e a obstrução intestinal impedem a absorção normal de nutrientes. Obstrução intestinal é uma emergência médica que requer intervenção imediata. Os sinais de obstrução intestinal incluem prisão de ventre e aumento do abdome rígido.
Deficiência de vitaminas e minerais
Os doentes que sofreram bypass gástrico também podem sentir fadiga devido à deficiência de vitaminas e minerais causada por náuseas e perda de apetite, "according to MayoClinic.com.", 3, [[Pacientes que tiveram bypass gástrico também podem experimentar uma condição conhecida como "síndrome de dumping", que pode levar a mais desnutrição e fadiga. A síndrome de dumping, também chamada de "esvaziamento gástrico rápido", ocorre quando o conteúdo digerido do estômago é despejado no intestino delgado muito rapidamente. Isso leva a sintomas, como cólicas abdominais, náuseas, desnutrição e fadiga. A maioria dos pacientes com síndrome de dumping pode apresentar sintomas logo após a ingestão.