A dieta de ostomia é uma dieta pós-colostomia, recomendada para duas semanas após a cirurgia. A colostomia é um procedimento cirúrgico pelo qual parte do intestino grosso é removida ou deixada sem uso e reunida após a cicatrização. Um saco descartável leve é comumente necessário para liberar matéria fecal. Este tipo de cirurgia é geralmente realizado para tratar a obstrução ou a lesão do intestino.
Objetivos
Como cada cirurgia e situação é diferente, não há diretrizes específicas. A dieta de ostomia é projetada para manter as fezes normais após a cirurgia. O objetivo é evitar bloqueios, promover a cicatrização e minimizar problemas gastrointestinais, como odores, diarréia, flatulência e constipação. Cirurgia faz com que seu intestino inche. Esse inchaço geralmente dura de 6 a 8 semanas. A dieta ostomia visa reduzir a pressão adicional no seu intestino.
Diretrizes Gerais
Se o consumo de produtos lácteos provoca gás, evite comer laticínios para o primeiro mês após a cirurgia. Corte os alimentos em pedaços pequenos e mastigue os alimentos várias vezes antes de engolir. Adicione novos alimentos, um de cada vez, para observar os efeitos. Se o item causar problemas gastrointestinais, remova-o pelo primeiro mês após a cirurgia. Escolha alimentos com baixo teor de fibras para reduzir os resíduos no trato intestinal.
Gás e odores
A dieta de ostomia envolve a solução de problemas. Seu médico fornecerá uma lista de alimentos que geralmente produzem gases, odores, diarréia e bloqueios. Solucionar esses itens e evitá-los se eles causam problemas gastrointestinais. Os alimentos que comumente causam gases incluem feijão, soja, repolho, couve-flor, laticínios, nozes e cebolas. Os alimentos que geralmente produzem odores incluem espargos, repolho, brócolis, peixe e ovos.
Obstrução
Se você estiver usando uma bolsa de ostomia, é importante garantir que o fluxo intestinal esteja desobstruído. Certos alimentos que podem causar obstrução. Esses alimentos incluem repolho, aipo, milho, cogumelos, frutas secas e pipoca. Se ocorrer obstrução depois de comer qualquer um desses alimentos, remova-os até que seu médico determine que eles são seguros para consumir.
Dicas: Comer de 4 a 6 pequenas refeições por dia ao mesmo tempo pode ajudar a promover a regularidade. Beba 8 a 10 copos de água por dia. Se ocorrer diarréia, medicamentos como o Imodium podem ajudar. Alguns alimentos podem ajudar a aliviar problemas gastrointestinais. Cranberry e suco de laranja podem ajudar a controlar problemas de odor; banana, pães e manteiga de amendoim podem ajudar a controlar a diarréia. Suco de ameixa pode ajudar a aliviar a regularidade.
, , ] ]