casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Cúrcuma e desintoxicação do fígado

Da mesa de jantar para a atmosfera, nós ingerimos pesticidas, aditivos, metais pesados e inúmeros outros produtos químicos todos os dias. O principal trabalho do seu fígado é expulsar essas toxinas do seu sangue para que você possa continuar a viver. Mas se seu corpo está sobrecarregado com essas substâncias nocivas, seu fígado vai precisar de um impulso de sua dieta. Açafrão é uma especiaria de cor mostarda que está sendo fortemente estudada por seu papel em ajudar o seu fígado com o processo de desintoxicação.

História da cúrcuma

Turmeric é uma planta da família do gengibre que é amplamente utilizado na Índia para suas propriedades medicinais, bem como um corante alimentar e um ingrediente chave de pratos de curry. A especiaria é aromática e tem um sabor amargo. A planta, que cresce de cinco a seis metros de altura, é encontrada em regiões tropicais em todo o sul da Ásia; seu talo de dedo contém os agentes de cura da especiaria.

Efeito no fígado

O agente que dá açafrão sua cor amarela brilhante contém um poderoso componente fitoquímico conhecido como curcumina. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, a curcumina estimula a produção de bílis pela vesícula biliar. O fígado usa bile para eliminar toxinas; A bile também rejuvenesce as células do fígado que degradam os compostos prejudiciais. Por esta razão, açafrão tem sido utilizado na medicina ayurvédica e chinesa para tratar a digestão e distúrbios do fígado.

Outros benefícios da cúrcuma

A curcumina também tem sido reconhecida por seus efeitos anti-inflamatórios, anticancerígenos e antioxidantes. Estudos preliminares do Hospital Nacional da Universidade de Taiwan mostraram que a curcumina foi eficaz no tratamento de pacientes com pancreatite crônica, artrite reumatóide, doenças inflamatórias nos olhos e intestinos, hiperlipidemia, psoríase e cânceres. Dr. Gregory Cole, professor de medicina e neurologia da Universidade da Califórnia em Los Angeles, disse que a curcumina é medicamente promissora porque a inflamação e o dano oxidativo contribuem para muitas das doenças atuais. "Se não é curcumina, precisamos de algo muito parecido com curcumina - algo barato e seguro, com uma longa história de uso e sem efeitos colaterais", disse ele ao Los Angeles Times.> Existem várias maneiras de tomar cúrcuma, desde a forma de cápsulas até a aspersão de alimentos. “A cúrcuma é uma das especiarias mais fáceis de usar. Tem um sabor realmente agradável e uma cor bonita, e é gostoso em quase qualquer alimento que você possa imaginar ”, escreve o Dr. Jonny Bowden em seu livro“ The 150 Healthy Foods on Earth ”. Bowden prefere ovos mexidos e omeletes vegetarianos, mas você também pode beber como um chá adoçado com mel, disse ele. A Universidade de Maryland Medical Center recomenda tomar 400 a 600 mg em pó três vezes por dia ou 30 a 90 gotas por dia de extrato fluido.

Considerações

A American Cancer Society, ACS, considera açafrão para ser seguro quando usado como tempero em alimentos, mas a organização diz que pouco se sabe sobre os riscos potenciais de tomar quantidades maiores para tratar doenças. Consumir muito açafrão pode resultar em náusea, indigestão, gases e dor de estômago, de acordo com o ACS. Reações alérgicas também são possíveis para aqueles que são sensíveis aos corantes alimentares de gengibre ou amarelo, disseram os pesquisadores da ACS. , , ] ]