A cúrcuma é usada há muito tempo como especiaria e remédio. A Universidade de Maryland Medical Center afirma que a cúrcuma é usada há mais de 4.000 anos tanto na medicina ayurvédica quanto na medicina tradicional chinesa para tratar a inflamação em todo o corpo, condições digestivas e lesões dos tecidos moles. O ingrediente ativo mais poderoso da cúrcuma é uma substância chamada curcumina, que é um potente antioxidante. Antes de usar cúrcuma para fins medicinais, consulte o seu médico sobre dosagem e duração do tratamento.
Sobre a cúrcuma, cúrcuma, observa MedlinePlus, é o tempero principal em curry e possui um sabor quente, mas amargo, e que a raiz da planta de cúrcuma contém ingredientes medicinais e é usada em preparações de ervas. A planta de cúrcuma, que cresce nas florestas tropicais de certas partes da Ásia, é um dos principais ingredientes da culinária tailandesa, indiana e indonésia. Embora a raiz é a parte mais comumente usada da planta de açafrão, as folhas também podem ser usadas para fins culinários.
Efeitos de saúde
Açafrão é dotado de inúmeras ações de saúde. Em seu livro, "Therapeutic Herb Manual", o especialista em ervas Ed Smith observa que a cúrcuma é bem conhecida por suas ações antiinflamatórias e antioxidantes. Este medicamento botânico também é usado para proteger o seu fígado de toxinas, diminuir a viscosidade das plaquetas e prevenir coágulos sanguíneos prejudiciais e reduzir os níveis de colesterol no fígado e no sangue. Açafrão é considerado um depurativo, ou uma substância que remove patógenos ou contaminantes do seu corpo.
Usos
Açafrão é usado para tratar um amplo espectro de condições de saúde. Açafrão é usado para impedir a proliferação de células cancerígenas em seu corpo rapidamente, tratar condições inflamatórias da pele, como psoríase e eczema e livrar seu corpo de gases intestinais. Outras condições que podem se beneficiar da cúrcuma incluem contusões e outras lesões dos tecidos moles, cólicas, asma, certos tipos de artrite, infecções e febre. Cúrcuma ajuda a combater os danos dos radicais livres e ajuda a melhorar a sua circulação, observa Phyllis Balch, autor de "Prescrição para Cura Nutricional". Considerações
Açafrão, embora geralmente seguro e eficaz, deve ser usado medicinalmente apenas sob o orientação de um profissional de saúde experiente. Um profissional de saúde treinado botanicamente pode lhe dizer se esta erva é ideal para você e como deve ser usada para alcançar os melhores benefícios para a saúde. Em algumas pessoas, açafrão pode causar desconforto gastrointestinal e não é recomendado para pessoas com certos problemas de saúde. Pergunte ao seu médico sobre empresas conceituadas que oferecem suplementos de ervas de cúrcuma.