A cúrcuma é uma planta da família do gengibre, nativa dos climas quentes do sul da Ásia. É um ingrediente comum em pratos de comida oriental e tem sido amplamente utilizado na medicina ayurvédica para cortes, queimaduras e contusões. Estudos científicos mostram que a cúrcuma pode ajudar a melhorar as condições de saúde. No entanto, o conselho de um profissional médico deve ser procurado antes de tentar prevenir, tratar ou curar qualquer condição com açafrão.
Doença de Alzheimer
Açafrão pode ajudar pessoas que sofrem de doença de Alzheimer. Um estudo publicado em fevereiro de 2009 em "Farmacologia, Bioquímica e Comportamento" descobriu que os curcuminóides, os ingredientes ativos da cúrcuma, levam a melhorias de memória em ratos. Especificamente, os ratos tiveram um tempo mais fácil lembrar o caminho correto de um labirinto de água.
câncer colorretal
O câncer de cólon é o quarto tipo mais prevalente de câncer em homens e mulheres, de acordo com as conclusões de um estudo publicado em abril de 2010 no "Jornal Mundial de Oncologia Gastrointestinal". Açafrão trabalha contra o câncer colorretal, aumentando as habilidades imunes inatas do corpo. Por exemplo, o açafrão suporta processos do sistema imunológico que são responsáveis por interromper a proliferação de células cancerígenas colorretais e matar células tumorais.
Colangiocarcinoma
Colangiocarcinoma é um tipo de câncer dos ductos biliares que drenam a bile o fígado no intestino delgado. Cúrcuma pode ajudar a melhorar o prognóstico de pacientes com colangiocarcinoma. Em um estudo publicado em 2009 na “Parasitology Research”, descobriu-se que a cúrcuma ajuda a melhorar o funcionamento da bile em hamsters com colangiocarcinoma. Cúrcuma trabalhou reduzindo a inflamação, o que ajudou os ductos biliares a se contrair corretamente, melhorando assim o fluxo biliar.
Dor muscular
Açafrão pode ajudar as pessoas que sofrem de dor muscular. Um estudo publicado em 2010 no “British Journal of Sports Medicine” testou os efeitos da cúrcuma aplicada aos músculos doloridos após o exercício. Os pesquisadores descobriram que os participantes tinham menos inchaço e dor. Açafrão trabalhou reduzindo a inflamação no corpo, que, por sua vez, leva à redução da dor.
, , ] ]