A gota é um tipo de artrite que é causada pelo acúmulo de ácido úrico em seu corpo, seja porque seu corpo não consegue se livrar dele efetivamente ou porque seu corpo produz uma quantidade excessiva de ácido úrico. Um dedão doloroso é frequentemente o primeiro sinal de gota, mas a gota pode afetar qualquer articulação do corpo. É doloroso porque o ácido forma cristais nas articulações e causa inflamação. Homens com mais de 40 anos são os mais comumente afetados, mas qualquer um pode obtê-lo a qualquer momento - particularmente se for da família. Tomar cúrcuma pode ajudar a gota, porque tem propriedades anti-inflamatórias, mas pouca pesquisa foi feita para verificar isso. Consultar um médico antes de tomar cúrcuma como um medicamento.
Propertis de cúrcuma
Cúrcuma, Curcuma longa, tem sido usada por mais de 4.000 anos como um medicamento para uma variedade de doenças, de acordo com a Universidade de Maryland Centro médico. Originou-se na Índia e é frequentemente utilizado como parte da medicina tradicional chinesa e indiana - conhecida como Ayurveda - como anti-inflamatório, bem como para tratar problemas digestivos e hepáticos. O principal ingrediente ativo da cúrcuma é um antioxidante chamado curcumina. Antioxidantes ajudam a combater os radicais livres, que podem danificar ou matar células do corpo. A curcumina também reduz os níveis de duas enzimas que causam inflamação. A coloração amarela comumente associada com açafrão também é devido a curcumina.
A pesquisa baseada especificamente nos efeitos da cúrcuma sobre a gota não está disponível, mas estudos menores sobre condições relacionadas indicaram que a propriedades inflamatórias da cúrcuma podem ser benéficas. Um inquérito clínico sobre as evidências disponíveis, publicado na edição de março de 2011 do "The Journal of Family Practice", relatou que a cúrcuma foi benéfica na redução da inflamação encontrada na artrite reumatóide. Outro estudo, publicado em 2009 no "Journal of Alternative and Complementary Medicine", encontrou benefícios semelhantes para aqueles que sofrem de osteoartrite. Os pesquisadores relataram que um extrato de curcumina era pelo menos tão eficaz quanto o ibuprofeno na redução da inflamação. A Universidade de Maryland Medical Center recomenda cúrcuma como um possível tratamento para a gota.
Administração adequada
Cúrcuma é um ingrediente comum em muitos alimentos, mas é melhor tomar uma dose específica para fins medicinais, seja em a forma de uma tintura, extrato ou pó. Você também pode usar a raiz bruta. A dosagem adequada irá variar dependendo da sua idade, peso e outros medicamentos que você está tomando, mas o MedlinePlus relata que a dosagem efetiva de inflamação encontrada na artrite reumatóide e na osteoartrite foi de 500 miligramas duas vezes ao dia no extrato. Recomenda-se consultar um profissional de saúde qualificado antes de tomar cúrcuma, ou extrato de curcumina, para obter a dosagem adequada e discutir eventuais complicações que possam surgir.
Problemas Potenciais
Tomar turmeric é categorizado como provável seguro, de acordo ao MedlinePlus, mas podem ocorrer efeitos colaterais leves. Efeitos colaterais comumente relatados incluem náuseas, tonturas, dores de estômago e diarréia. Evite tomar cúrcuma se estiver grávida, a amamentar, tiver cálculos biliares ou sofrer de doença do refluxo gastroesofágico. Açafrão pode interagir com certos medicamentos, particularmente anticoagulantes, medicamentos para diabetes ou drogas que reduzem o ácido do estômago. Ervas que coagulam o sangue, como a angélica e o ginseng, também podem interagir com açafrão-da-índia. Pare de usar cúrcuma pelo menos duas semanas antes de uma cirurgia programada, pois isso pode afetar a capacidade do seu sangue de coagular adequadamente.