casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Cúrcuma e HPV

O HPV, ou papilomavírus humano, é o vírus sexualmente transmissível mais comum que afeta pelo menos 50% das pessoas sexualmente ativas nos EUA, diz o Centro de Controle e Prevenção de Doenças. Existem mais de 100 tipos de vírus, dos quais cerca de 30 tipos aumentam o risco de câncer cervical e vaginal. A infecção é frequentemente assintomática, embora as verrugas genitais possam ocorrer em alguns casos. Além de medicamentos e cirurgia, certos suplementos e ervas, como açafrão, também podem ajudar a controlar a infecção; no entanto, você deve consultar o seu médico antes de tomar qualquer suplemento.

Cúrcuma

Açafrão é um pó amarelo característico obtido a partir da planta perene Curcuma longa, nativa do sul da Ásia. Ele contém óleos voláteis e um composto antioxidante conhecido como curcumina, responsável por seu imenso valor medicinal. Suplementos de curcumina e açafrão estão disponíveis como cápsulas, pós, extratos fluidos e tinturas, e têm sido usados ​​tradicionalmente para tratar uma variedade de condições, incluindo osteoartrite, diabetes, úlceras, certos tipos de câncer e infecções. A dose é diferente em diferentes indivíduos. Seu médico pode ajudar a determinar um regime que é certo para você.

HPV e câncer cervical

A curcumina reduz a expressão das oncoproteínas do HPV e induz a apoptose, ou morte celular programada, das células cancerosas, de acordo com um estudo publicado na edição de janeiro de 2011 da revista "Molecular Carcinogenesis." Ele também pode aumentar a expressão de proteínas supressoras de tumor, diz o estudo. Outro artigo na edição de maio de 2006 da mesma revista reafirma as propriedades antitumorais e antineoplásicas da curcumina contra linhas celulares de câncer cervical associadas ao HPV no laboratório. No entanto, esses benefícios não foram comprovados em casos clínicos reais, e mais pesquisas são necessárias antes que os suplementos de curcumina possam substituir os medicamentos e vacinas existentes. Efeitos colaterais

A cúrcuma é usada como agente de tempero e corante, e é geralmente considerado seguro. No entanto, consumir altas doses da erva pode levar a dores de estômago e úlceras. Quando tomado junto com medicamentos anti-diabetes, açafrão pode causar redução excessiva dos níveis de açúcar no sangue. Também pode interferir com certos medicamentos antiácidos e afinadores de sangue.

Precauções

Você deve conversar com um médico antes de usar suplementos de cúrcuma para evitar complicações. Lembre-se de que a Food and Drug Administration não regulamenta a produção de suplementos de cúrcuma nos EUA. Portanto, certifique-se de que os suplementos que você pretende usar foram testados quanto à segurança e eficácia. Seu farmacêutico pode ajudá-lo a encontrar mais informações sobre o fabricante. Você também pode procurar o logotipo da USP que é concedido aos suplementos que foram submetidos voluntariamente para testes de segurança na Convenção da Farmacopeia dos Estados Unidos.