casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Cúrcuma para fungo

Os fungos surgiram como uma grande ameaça para os seres humanos, causando uma ampla gama de infecções, como candidíase oral, vaginite, infecções nas unhas e septicemia. Essas infecções são mais comuns em indivíduos com imunidade reduzida e podem até ser fatais. Os sintomas variam, dependendo dos órgãos afetados. Seu médico pode prescrever medicamentos antifúngicos e cirurgia para tratar sua infecção fúngica. Certos suplementos e ervas, como cúrcuma também podem ajudar a prevenir ou tratar infecções por fungos.

Cúrcuma

Açafrão, ou Curcuma longa, é uma planta perene nativa do sul da Ásia. Ferver, secar e pulverizar as raízes e os caules subterrâneos da planta criam um saboroso pó amarelo. Usado na alimentação há séculos, o açafrão em pó contém um antioxidante polifenólico chamado curcumina, que tem imenso valor medicinal. Na verdade, as escolas de medicina ayurvédica e chinesa usaram açafrão para tratar uma variedade de condições, incluindo indigestão, úlceras, artrite, doenças cardíacas, infecções e certos tipos de câncer. Açafrão suplementos estão disponíveis em pós, cápsulas, extratos líquidos e tinturas, mas as doses variam. Converse com um profissional de saúde para estabelecer um regime de tratamento adequado para você.

Infecções Fúngicas

A curcumina na cúrcuma impede a fixação de fungos como candida na cavidade oral em pacientes com HIV, de acordo com a um estudo publicado na edição de fevereiro de 2009 do “Journal of Antimicrobial Chemotherapy”. Outro estudo publicado na edição de fevereiro de 2011 do Archives of Medical Research revelou que a curcumina pode inibir o crescimento de fungos na cavidade oral e, assim, reduzir o risco de infecções fúngicas. Um estudo publicado na edição de maio de 2011 da revista Food and Chemical Toxicology também apontou que os óleos essenciais extraídos das folhas da planta açafrão podem suprimir o crescimento de fungos como o Aspergillus, que pode causar infecções graves no trato respiratório em humanos. Os benefícios da cúrcuma para infecções fúngicas foram comprovados apenas em laboratório, e ensaios clínicos reais estão faltando.

Efeitos colaterais

suplementos de curcumina são geralmente seguros de usar, embora os efeitos colaterais, como dores de estômago e úlceras pode ocorrer se você tomar altas doses. Eles também podem causar uma queda incomum de glicose no sangue quando tomados juntamente com medicamentos para diabetes. Além disso, suplementos de açafrão podem interferir com certos medicamentos antiagregantes plaquetários e antiácidos.

Precauções

Sempre fale com um médico antes de usar a cúrcuma para tratar infecções fúngicas. A Food and Drug Administration não monitora os suplementos de açafrão vendidos nos Estados Unidos. Certifique-se de que o produto foi testado quanto à segurança e recebeu um selo de aprovação de uma agência de testes independente, como a Convenção da Farmacopeia dos EUA.